Logo Passei Direto
Buscar
Um dos pontos principais a serem observados para o sucesso da cadeia produtiva bovina, seja ela de leite ou corte, são os parâmetros de eficiência reprodutiva de um rebanho.
Considerando o exposto e o que se refere à prevenção de abortos de origem parasitária em rebanhos bovinos, avalie as afirmações a seguir. É correto apenas o que se afirma em:
I. A neosporose é um dos principais agentes causadores de aborto em bovinos, sendo uma das principais medidas de prevenção evitar a interação de cães com o rebanho, a fim de diminuir o risco de contaminação fecal da água, da pastagem e das instalações.
II. Os hospedeiros intermediários de maior importância para a cadeia epidemiológica da doença são os ovinos e bovinos, pois apresentam a forma clínica da doença.
III. Quanto menor o tempo gestacional, menor é a gravidade da doença no feto.
IV. A transmissão transplacentária do Neospora caninum pode ocorrer por duas vias: exógena e endógena.
V. Em cães imunodeprimidos a doença pode se manifestar clinicamente, apresentando alterações neuromusculares e raramente alterações cutâneas.
a. II, III e IV
b. II, IV e V
c. I, IV e V
d. I, II, III
e. I e II
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. A neosporose é um dos principais agentes causadores de aborto em bovinos, sendo uma das principais medidas de prevenção evitar a interação de cães com o rebanho, a fim de diminuir o risco de contaminação fecal da água, da pastagem e das instalações. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a neosporose é uma importante causa de aborto em bovinos e a prevenção envolve evitar a interação com cães. II. Os hospedeiros intermediários de maior importância para a cadeia epidemiológica da doença são os ovinos e bovinos, pois apresentam a forma clínica da doença. Falso, os principais hospedeiros intermediários são os bovinos, mas os ovinos não são considerados os mais importantes na cadeia epidemiológica da neosporose. III. Quanto menor o tempo gestacional, menor é a gravidade da doença no feto. Falso, na verdade, quanto menor o tempo gestacional, maior é a gravidade da infecção no feto, pois o feto é mais vulnerável em estágios iniciais. IV. A transmissão transplacentária do Neospora caninum pode ocorrer por duas vias: exógena e endógena. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a transmissão pode ocorrer tanto por infecção adquirida (exógena) quanto por infecção que já estava presente na mãe (endógena). V. Em cães imunodeprimidos a doença pode se manifestar clinicamente, apresentando alterações neuromusculares e raramente alterações cutâneas. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois cães imunodeprimidos podem apresentar manifestações clínicas da neosporose. Agora, vamos verificar as alternativas: a) II, III e IV - Falsa, pois II e III estão incorretas. b) II, IV e V - Falsa, pois II está incorreta. c) I, IV e V - Verdadeira, pois todas estão corretas. d) I, II, III - Falsa, pois II e III estão incorretas. e) I e II - Falsa, pois II está incorreta. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: c) I, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A leishmaniose é uma antropozoonose negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que possui ampla distribuição geográfica. Os canídeos são considerados os principais hospedeiros de Leishmania infantum, o parasito responsável pela leishmaniose visceral em ambientes domésticos. Sobre a doença assinale a alternativa incorreta. a. Os cães são considerados o principal reservatório da L. infantum no meio urbano, devido à elevada carga parasitária em sua pele. b. A multiplicação dos parasitos dentro dos macrófagos é um mecanismo que permite aos parasitas escaparem das defesas imunes do hospedeiro. c. Todas as alternativas estão incorretas. d. A vasculite causa necrose tecidual e lesões dérmicas generalizadas incluindo lesões nodulares, ulcerativas, postulosas e descamação de pele. e. A formação de imunocomplexos está relacionada a resposta excessiva das imunoglobulinas, causando lesões cutâneas extensas nos membros e focinho.

A toxoplasmose é uma doença provocada pela ingestão de oocistos de Toxoplasma gondii presente nas fezes dos gatos e cistos teciduais em carnes cruas ou mal-cozidas de animais infectados. A respeito da transmissão, assinale a alternativa incorreta. a. Em caprinos, além da transmissão placentária, a infecção pode ocorrer pela ingestão de leite cru pelo cabrito, bem como em humanos que consomem o leite não pasteurizado. b. Os cistos teciduais resistem por semanas ao frio, mas são inativadas a -12ºC por 24 horas ou por aquecimento acima de 62ºC por 10 minutos. c. A forma transplacentária de transmissão é mais comum em mulheres, vacas e éguas. Mulheres gestantes infectadas pela primeira vez durante a gravidez, sem imunidade prévia, podem ter alta taxa de letalidade fetal. d. Todas as alternativas estão corretas. e. Quando esporulados, os oocistos tornam-se infectantes e extremamente resistente às condições ambientais adversas, o que aumenta o risco de infecção para uma ampla gama de hospedeiros.

A _______________________ pode ocorrer principalmente pelo hábito de caça/carnivorismo de cães e gatos, constituindo um dos principais fatores de risco na transmissão do Toxoplasma gondii em animais. a. Ingestão de cistos. b. Ingestão de esporozoítos c. Ingestão de oocistos d. Ingestão de taquizoítos e. Ingestão de zoitocistos