Logo Passei Direto
Buscar
O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo. Quando temos medo, liberamos adrenalina e essa adrenalina vai causar alterações que nos preparam para enfrentar o perigo. Nós chamamos de reação de luta ou fuga, que vão causar muitas alterações no nosso corpo.
Com base no texto e sobre o mecanismo apresentado, analise as afirmativas a seguir: É correto o que se afirma em:
I. O sistema nervoso simpático é responsável pelas respostas rápidas e intensas em situações de medo.
II. O sistema nervoso parassimpático libera a adrenalina, que promove as reações associadas ao estado de alerta.
III. A liberação de adrenalina promove efeitos estimulantes no organismo, como o aumento da frequência cardíaca e respiratória.
IV. O estado de luta e fuga é inibido pelo sistema simpático, que induz diversos mecanismos fisiológicos para restaurar o estado de repouso.
A I e III, apenas.
B I, II, III e IV.
C II e IV, apenas.
D IV, apenas.
E I, II e III, apenas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O sistema nervoso simpático é responsável pelas respostas rápidas e intensas em situações de medo. Verdadeiro, o sistema nervoso simpático é ativado em situações de estresse e medo, preparando o corpo para a reação de luta ou fuga. II. O sistema nervoso parassimpático libera a adrenalina, que promove as reações associadas ao estado de alerta. Falso, a adrenalina é liberada pela medula adrenal, que é parte do sistema nervoso simpático, não do parassimpático. III. A liberação de adrenalina promove efeitos estimulantes no organismo, como o aumento da frequência cardíaca e respiratória. Verdadeiro, a adrenalina realmente causa um aumento na frequência cardíaca e respiratória, entre outras reações. IV. O estado de luta e fuga é inibido pelo sistema simpático, que induz diversos mecanismos fisiológicos para restaurar o estado de repouso. Falso, o sistema nervoso simpático é responsável por ativar a resposta de luta ou fuga, enquanto o sistema parassimpático é que atua para restaurar o estado de repouso. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: A) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A farmacologia é responsável por estudar os efeitos dos fármacos no organismo, sendo dividida em duas áreas: farmacocinética e farmacodinâmica. A primeira avalia como é o comportamento do fármaco no organismo referente à sua liberação, absorção, distribuição, metabolismo e excreção, enquanto a farmacodinâmica estuda o mecanismo de ação e seus efeitos no organismo. Com base nesses estudos, existem inúmeros sistemas farmacológicos classificados de acordo com as diversidades terapêuticas, dentre eles fármacos capazes de atuar no sistema nervoso autônomo, regulando as atividades simpática, parassimpática e entérica.
Com relação à atuação dos fármacos no sistema apresentado, analise as afirmativas a seguir: É correto o que se afirma em:
I. Os fármacos que atuam no sistema nervoso parassimpático atuam preparando o organismo para reagir em situações de excitação, acelerando os batimentos cardíacos.
II. Os fármacos podem mimetizar ou bloquear os neurotransmissores do sistema nervoso autônomo, produzindo como efeito terapêutico a alteração das funções desse sistema.
III. Os fármacos que atuam no sistema nervoso simpático são denominados simpaticomiméticos, por promoverem efeitos semelhantes ao imitarem a ação dos neurotransmissores nos receptores.
IV. Os fármacos autonômicos são capazes de promover efeitos terapêuticos no sistema nervoso simpático e parassimpático, enquanto o controle e funcionamento do sistema entérico depende do sistema nervoso central.
A III e IV, apenas.
B I e IV, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, II e III, apenas.
E II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina