Logo Passei Direto
Buscar
Tício foi denunciado pela suposta prática do crime de homicídio simples tentado, na forma prevista no CP. Recebida a acusação, o juiz constatou, nos autos do inquérito policial, que o réu encontra-se residindo nos Estados Unidos, porém não sendo determinado o endereço exato. Neste caso, conforme disposto no CPP, qual seria a modalidade correta de citação?
Qual seria a modalidade correta de citação?
Citação por Aviso de Recebimento.
Citação por carta rogatória.
Citação por Whatsapp, com comprovação da identidade por foto.
Citação por Edital.
Citação por Carta Precatória.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

No caso apresentado, a modalidade correta de citação para Tício, que reside nos Estados Unidos e cujo endereço exato não foi determinado, seria a citação por carta rogatória. Essa modalidade é utilizada quando a citação deve ser realizada em outro país, conforme o disposto no Código de Processo Penal (CPP). As demais opções não são adequadas para essa situação específica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Julio Cesar foi denunciado e processado perante o IV Tribunal do Júri da Comarca da Capital. Segundo o Ministério Público, ele teria praticado o crime de homicídio, na modalidade de dolo eventual, previsto no artigo 121, caput do Código Penal. Ao término da primeira fase do procedimento do júri, o juiz pronunciou o acusado. A defesa de Julio Cesar pretende recorrer da decisão de pronúncia e por isso irá interpor o recurso em sentido estrito, previsto no artigo 581, inciso IV do CPP. Considerando que o advogado foi intimado da decisão no dia 12 de abril (terça-feira), o mandado de intimação foi juntado aos autos no dia 19 de abril, e que o prazo para a interposição do aludido recurso é de 5 dias, qual o prazo fatal para a interposição do recurso em sentido estrito?
Qual o prazo fatal para a interposição do recurso em sentido estrito?
Dia 23 de abril.
Dia 24 de abril.
Dia 18 de abril.
Dia 16 de abril.
Dia 17 de abril.

O membro do Ministério Público ofereceu denúncia contra Antônio Carlos, pela prática do crime de extorsão. Encerrada a instrução, entendeu o promotor que não houve emprego de grave ameaça. Em razão disso, realizou o aditamento à denúncia para modificar os fatos narrados e imputar o crime de estelionato ao réu. O aditamento foi recebido e novas provas foram produzidas, conforme a nova descrição dos fatos. Após, o promotor pedir a condenação de acordo com o aditamento e a defesa a absolvição, o magistrado condenou Antônio Carlos pela prática do crime de extorsão, de acordo com a denúncia originária/fatos originários. Diante do exposto, é correto afirmar, segundo o Código de Processo Penal, que trata-se do instituto da:
Qual é o instituto que trata-se?
Mutatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, uma vez que são garantias do réu: ter a certeza de que não poderá ser condenado sem que tenha tido oportunidade de defender-se da imputação e que será julgado apenas nos limites do pedido do autor da ação penal.
Mutatio libelli, podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo que quiser.
Mutatio libelli, podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão qualificada.
Emendatio libelli, não podendo o magistrado condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, por ser mais grave.
Emendatio libelli, podendo o magistrado, conforme o art. 383 do CPP, condenar Antônio Carlos pelo crime de extorsão, em razão da máxima: "dá-me os fatos que te darei o direito".

Mais conteúdos dessa disciplina