Logo Passei Direto
Buscar
Nos Engenhos coloniais se tornaram indissociáveis o cultivo e a produção do açúcar, como o convívio entre os escravizados, os grandes proprietários e pessoas livres. Sua estrutura conjugava na paisagem a casa grande, a senzala, a lavoura e a estrutura de beneficiamento da produção. Tais complexos produtivos escravistas possibilitaram uma experiência efetiva de ocupação e exploração do território pelos portugueses.
Assim, podemos dizer que a sociedade colonial brasileira surgiu a partir:
do campo e tem nos engenhos seu A principal núcleo de desenvolvimento.
da cidade e tem nos engenhos seu meio de produção fundamental.
do campo e tem nos engenhos um c meio secundário de desenvolvimento.
da cidade e tem nos engenhos um D meio primário de organização.
da cidade e tem nos engenhos um E meio secundário de desenvolvimento.
User badge image
Estudo Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Analisando a questão, podemos observar que os engenhos coloniais eram fundamentais para a economia e a estrutura social da sociedade colonial brasileira. Eles estavam diretamente ligados ao cultivo da cana-de-açúcar e à produção de açúcar, que era a principal atividade econômica da época. Vamos analisar as alternativas: a) do campo e tem nos engenhos seu A principal núcleo de desenvolvimento. - Esta opção faz sentido, pois os engenhos eram centrais para a economia colonial, que se baseava na agricultura. b) da cidade e tem nos engenhos seu meio de produção fundamental. - Esta opção não é correta, pois a sociedade colonial se desenvolveu mais a partir do campo. c) do campo e tem nos engenhos um c meio secundário de desenvolvimento. - Esta opção também não é correta, já que os engenhos eram primordiais, não secundários. d) da cidade e tem nos engenhos um D meio primário de organização. - Novamente, não é correta, pois a origem da sociedade colonial está no campo. e) da cidade e tem nos engenhos um E meio secundário de desenvolvimento. - Esta opção é incorreta, pois os engenhos não eram secundários. A alternativa correta é: a) do campo e tem nos engenhos seu A principal núcleo de desenvolvimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante período da Primeira República foi instituída a conhecida política do café com leite, que alternava a presidência do país entre os representantes dos grandes fazendeiros de São Paulo e de Minas Gerais. Um pacto foi firmado entre as elites agrárias do país, sob a liderança dos cafeicultores do estado mais rico, conjuntamente com os cafeicultores do estado mais populoso e possuidor do maior colégio eleitoral, respectivamente.
Desta forma, a respeito da organização política da Primeira República é correto afirmar que:
A - A economia nacional fez a transição para a produção industrial sustentada pela produção do café, garantindo aos cafeicultores grande poder na política nacional e influência na formação da sociedade brasileira.
B - A economia nacional modificou a produção dos gêneros sendo sustentada pela produção do café, garantindo aos cafeicultores grande poder na política nacional e influência na formação da sociedade brasileira.
C - A economia nacional se manteve principalmente sustentada pela produção do café, garantindo aos cafeicultores grande poder na política nacional e influência na formação da sociedade brasileira.
D - A economia nacional se modificou com declínio da produção do café, gerando conflitos entre os cafeicultores e os demais fazendeiros, com grande poder na política nacional e influência na formação da sociedade brasileira.
E - A economia nacional entrou em colapso principalmente pela crise na produção do café, levando os cafeicultores a perder poder na política nacional e influência na formação da sociedade brasileira.

A lei conhecida como Bill Aberdeen, decretada pela Inglaterra, proibiu comércio negreiro e pressionou a Monarquia brasileira pelo fim da escravidão africana. Assim, a Lei Eusébio de Queirós proibiu tráfico de escravizados para país em 1850, a Lei do Ventre Livre libertou as crianças nascidas de mães escravizadas a partir de 1881, a Lei dos Sexagenários libertou os escravizados maiores de 65 anos a partir de 1885 e a Lei Áurea aboliu a escravidão em 1888. Essas legislações modificaram a estrutura produtiva no campo brasileiro, uma vez que:
Os grandes fazendeiros do Vale do Paraíba iniciaram a contratação de imigrantes de origem europeia,
A - primeiramente em sistema de parceria para a imigração e posteriormente em sistema de imigração subvencionada pelo Estado.
B - Os grandes fazendeiros do oeste paulista iniciaram a contratação de imigrantes de origem europeia, primeiramente em sistema de parceria para a imigração e posteriormente em sistema de imigração subvencionada pelo Estado.
C - Os grandes fazendeiros da região Nordeste iniciaram a contratação de imigrantes de origem europeia, primeiramente em sistema de parceria para a imigração e posteriormente em sistema de imigração subvencionada pelo Estado.
D - Os grandes fazendeiros do oeste paulista iniciaram a contratação de ex-escravizados, em um sistema de concessão de lotes para aqueles que não conseguiam pagar pela propriedade da terra.
E - Os grandes fazendeiros da região Nordeste iniciaram a contratação de imigrantes de origem asiática, primeiramente em sistema de parceria para a imigração e posteriormente em sistema de imigração subvencionada pelo Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina