Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Piaget usou como instrumento para sua pesquisa testes de inteligência para saber a idade mental de cada indivíduo. Olhando mais atentamente para as respostas erradas das crianças, Piaget entendeu que o erro, na realidade, era uma forma de pensar da criança, diferente da forma de pensar do adulto. Ou seja, as respostas infantis seguiam uma lógica própria.
Sobre “o erro” analise as proposições a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) É algo positivo, pois apenas por meio do erro é possível acertar.
( ) Indica que houve ineficiência no ato de ensinar.
( ) Toda aprendizagem é acompanhada de erros e acertos.
( ) É consequência de uma hipótese levantada para solucionar uma questão.
( ) Faz parte da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, V.
F, V, F, F, V.
F, F, V, V, F.
V, F, F, F, V.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada proposição sobre "o erro" segundo a perspectiva de Piaget: ( ) É algo positivo, pois apenas por meio do erro é possível acertar. É verdadeira (V). O erro é visto como uma parte importante do processo de aprendizagem, pois permite que a criança reflita e ajuste seu entendimento. ( ) Indica que houve ineficiência no ato de ensinar. É falsa (F). O erro não necessariamente indica uma falha no ensino, mas sim uma etapa do processo de aprendizagem onde a criança está explorando e construindo seu conhecimento. ( ) Toda aprendizagem é acompanhada de erros e acertos. É verdadeira (V). A aprendizagem envolve um processo de tentativa e erro, onde os erros são uma parte natural do aprendizado. ( ) É consequência de uma hipótese levantada para solucionar uma questão. É verdadeira (V). O erro pode surgir quando a criança formula uma hipótese e a testa, levando a uma nova compreensão. ( ) Faz parte da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo. É verdadeira (V). O erro é uma parte essencial do desenvolvimento cognitivo, pois ajuda a criança a desenvolver novas estratégias e formas de pensar. Portanto, a sequência correta é: V, F, V, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, F, F, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ensino de Ciências Naturais é relativamente recente na escola fundamental, ganhou maior notoriedade com a Lei nº 5.692, quando passou a ter caráter obrigatório nas oito séries do primeiro grau a partir de 1971. As Ciências têm se orientado por diferentes tendências, que ainda hoje se expressam nas salas de aula. Ainda que resumidamente, vale a pena reunir fatos e diagnósticos que não perdem sua importância como parte de um processo.
Sobre a importância do ensino das Ciências Naturais no nível fundamental, é correto afirmar que
o ensino de Ciências Naturais pode contribuir para uma relação homem-natureza onde são favorecidas ações de exploração, acarretando a manipulação gênica, os desmatamentos, o acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão, o lixo industrial, hospitalar e doméstico.
os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a deixar de ser abordados devido ao modelo desenvolvimentista mundialmente hegemônico.
o ensino de Ciências Naturais está relacionado com os processos do dia a dia da sociedade e isso torna as atividades práticas do conhecimento científico menos valorizadas e aplicadas.
o ensino de Ciências Naturais orientou a necessidade do currículo responder ao avanço da postura “cientificista” e às demandas pedagógicas geradas por influência do movimento ambiental.
o conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente.

A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: 'Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d'água, tem nadadeiras, é um peixe'. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d'água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes.
A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.

Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado
atividades interativas.
sequência didática.
transposição didática.
contrato pedagógico.
projetos de intervenção.

Uma das formas de ampliar o universo discursivo das crianças é propiciar situações organizadas, como roda de conversa ou brincadeiras de faz-de-conta. Outra forma de ampliação da linguagem oral é o contato com variados tipos de textos e manifestações culturais. Para que essas práticas sejam possíveis na escola, faz-se necessário promover rodas de conversa, nas quais os alunos falem de suas vivências, sem, no entanto, possibilitar que essa prática se amplie para a troca de experiências do que foi lido, seja por ele, seja por um adulto, nas atividades programadas pela escola. possibilitar que os alunos levem os livros para casa, independentemente do seu nível de alfabetização. Quando os alunos não souberem ler, poderão ser auxiliados por um adulto, que fará um relatório, por escrito, acerca do texto e do entendimento da criança a respeito deste. dispor de um acervo, em sala de aula, com livros e outros materiais, possibilitando às crianças a escolha de suas leituras, facilitando o empréstimo de livros e promovendo momentos específicos de conversas sobre as interpretações das leituras. manter uma biblioteca bem organizada na qual os alunos só tenham acesso aos livros com o acompanhamento de um adulto que escolha a obra a ser lida, impedindo que o acervo seja danificado. deixar a criança livre para escolher o que quer ler sem ter a preocupação de cobrar seu entendimento da leitura, para que o ato de ler não seja entendido como algo chato e entediante a ser avaliado pelo professor.


Na aula de Ciências, em uma escola de Ensino Fundamental, ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro.
Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve
impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.
acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.
recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.

Mais conteúdos dessa disciplina