Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Acerca das características da Didática de acordo com o autor Comênio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A proposta de Didática de Comênio visava a uma formação universal do ser humano, em todos os aspectos, independentemente da classe social a que o aluno pertença, embora eivada de uma ideologia religiosa.
II- Passou a entrar em vigor durante a década de 1960 e se limitava ao ensino da didática sem primazia aos métodos e técnicas como também, não se fazia menção a utilização e ou valorização dos planos de ensino.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras.
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada asserção: I- A proposta de Didática de Comênio visava a uma formação universal do ser humano, em todos os aspectos, independentemente da classe social a que o aluno pertença, embora eivada de uma ideologia religiosa. Essa afirmativa é verdadeira. Comênio defendia uma educação que fosse acessível a todos, independentemente da classe social, embora sua proposta estivesse ligada a uma visão religiosa. II- Passou a entrar em vigor durante a década de 1960 e se limitava ao ensino da didática sem primazia aos métodos e técnicas como também, não se fazia menção a utilização e ou valorização dos planos de ensino. Essa afirmativa é falsa. A Didática de Comênio é anterior à década de 1960 e, além disso, ele enfatizava a importância de métodos e técnicas de ensino, assim como a elaboração de planos de ensino. Agora, analisando as alternativas: A) As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (VERDADEIRO) D) As asserções I e II são proposições verdadeiras. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação aos modelos educacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Aprender sobre computadores.
II- Aprender a partir dos computadores.
III- Aprender com computadores.
IV- Aprender como pensar com os computadores.
( ) É mais aproveitado nos dias de hoje, fundamentado numa prática do ensino tradicional. Essa prática se compara aos moldes de um “livro didático interativo”, porque representa o uso de software carregado de informação, aplicações multimídia, tutoriais e sistemas tutores inteligentes.
( ) É semelhante ao anterior, mas tem uma preocupação central em ajudar os alunos a melhorar o processo de ensino-aprendizagem. A programação de computadores é central neste quarto modelo, já que permite ao aluno ensinar os computadores e, ao encontrar e corrigir falhas na sua programação é instigado a (re)considerar o seu processo de raciocínio.
( ) Esse modelo não busca fazer mudanças na metodologia de ensino, antes, tenta agregar o computador e seus recursos ao contexto escolar, com a finalidade de fazer os alunos manusearem as ferramentas existentes.
( ) Baseia-se no princípio da utilização do computador como uma ferramenta de aprendizagem. A aprendizagem acontece no formato construtivista, no qual o professor facilita a construção mental e o desenvolvimento de conhecimentos por parte dos alunos.
A II - I - IV - III.
B IV - I - III - II.
C II - IV - I - III.
D III - I - IV - II.

Mais conteúdos dessa disciplina