Logo Passei Direto
Buscar
No período colonial os colonizadores desejavam subjugar os povos nativos para que atendessem seus interesses de exploração. Dentre as formas mais violentas registras pela história, uma delas, aparentemente mais pacífica, pode ser considerada fundamental para domínio dos europeus. A partir dessa premissa, assinale a alternativa correta:
a. Os índios aculturados ajudaram a subjugar os índios selvagens contando suas estratégias de guerra aos colonizadores.
b. A formação católica religiosa forçada tornava os indígenas tementes a Deus, por isso, pode-se dizer que essa foi a estratégia mais bem sucedida para domínio europeu.
C. A força era imposta pelas armas de fogo e castigos corporais, diante dos quais os índios não tinham qualquer condição de enfrentamento, assim, rendiam-se passivamente.
d. A destruição de vilas, rapto de crianças e a violência às mulheres nativas evidenciou a fragilidade dos nativos que acabaram por render-se ao domínio europeu.
e. A Igreja Católica, por meio da catequese, controlou facilmente nativos ensinando idioma do colonizador e seus valores morais por meio da religião afastando-os da cultura nativa.
User badge image
Educa-Cultura

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a que melhor se encaixa na premissa apresentada sobre o domínio europeu sobre os povos nativos durante o período colonial. a) Os índios aculturados ajudaram a subjugar os índios selvagens contando suas estratégias de guerra aos colonizadores. - Embora a aculturação tenha ocorrido, essa alternativa não é a mais representativa do domínio europeu. b) A formação católica religiosa forçada tornava os indígenas tementes a Deus, por isso, pode-se dizer que essa foi a estratégia mais bem sucedida para domínio europeu. - A religião teve um papel importante, mas não é a única estratégia e não necessariamente a mais bem-sucedida. c) A força era imposta pelas armas de fogo e castigos corporais, diante dos quais os índios não tinham qualquer condição de enfrentamento, assim, rendiam-se passivamente. - Essa alternativa destaca a violência e a superioridade tecnológica dos colonizadores, mas não aborda a questão da estratégia mais "pacífica". d) A destruição de vilas, rapto de crianças e a violência às mulheres nativas evidenciou a fragilidade dos nativos que acabaram por render-se ao domínio europeu. - Essa alternativa menciona a violência, mas não se encaixa na ideia de uma estratégia "aparentemente mais pacífica". e) A Igreja Católica, por meio da catequese, controlou facilmente nativos ensinando idioma do colonizador e seus valores morais por meio da religião afastando-os da cultura nativa. - Esta alternativa reflete uma estratégia que, embora tenha envolvido violência, também utilizou métodos de controle cultural e religioso, sendo uma abordagem que pode ser vista como mais "pacífica" em comparação com a força bruta. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa na premissa de uma estratégia fundamental para o domínio europeu, que é "aparentemente mais pacífica", é: e) A Igreja Católica, por meio da catequese, controlou facilmente nativos ensinando idioma do colonizador e seus valores morais por meio da religião afastando-os da cultura nativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura é uma forma de ficção que não tem como objetivo retratar a realidade, entretanto, apesar dessa condição, serve como uma forma de compreender imaginário de determinada época ou sociedade. Autores brasileiros criaram representações sobre negros e índios que expressam mais a visão e entendimento dos primeiros do que a realidade deles. Sobre as formas como esses grupos aparecem nas obras literárias, assinale a alternativa correta:
a. A escravidão foi constantemente denunciada na literatura nacional. Autores como Joaquim Manuel de Macedo foram abolicionistas fervorosos e denunciaram males que a escravidão trazia para a sociedade, colocando-se ao lado dos escravizados.
b. Castro Alves, considerado "escritor dos escravos", foi responsável por denunciar as condições desumanas do tráfico transatlântico de escravos em Navio Negreiro e também publicou romance Pai contra Mãe, no qual a violência da escravidão era amenizada.
C. Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre indígenas, nas quais valorizava caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica.
d. A população indígena foi abordada por autores como José de Alencar, Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias. Nesse tipo de literatura, valores como coragem, compaixão e nobreza são relacionados aos indígenas tanto do passado como na época em que a obra foi escrita.
e. Machado de Assis e Castro Alves refletem as formas como a literatura funcionou como denúncia ao sistema escravista. primeiro publicou Pai contra Mãe e segundo, Navio Negreiro, ambas as obras apresentam a violência do sistema escravista e como a população escravizada é afetada diretamente pelo regime.

Mais conteúdos dessa disciplina