Logo Passei Direto
Buscar
Brasil vem crescendo e se modernizando rapidamente. Estamos na era da informação e da comunicação e vivemos numa realidade em que somos dependentes dos produtos desses avanços. Ao contrário do ritmo acelerado dos centros urbanos, meio rural vai aos poucos incorporando as modernidades urbanas, tais como compras e vendas pela internet, acesso a serviços bancários, até por celulares, e outras modernidades. Logo, quanto a este dualismo (rural-urbano) no Brasil, é CORRETO afirmar que:
a. Criaram-se políticas comerciais diferentes, onde, nos centros urbanos apenas produtos industrializados seriam consumidos enquanto no campo, consumiriam apenas produtos de subsistência.
b. Estabeleceram-se acordos que, posteriormente, geraram conflitos de interesses entre campo e a cidade, uma vez que as condições favoreciam apenas as metrópoles.
C. Criaram-se programas político-econômicos específicos, que determinavam quais produtos poderiam ser comercializados e consumidos entre eles.
d. Foi possível que rural e urbano fizessem as "pazes", pois é comum a integração entre esses dois polos, onde um utiliza princípios do outro.
e. Criou-se uma distância de interesses entre eles, uma vez que interesses das cidades divergiam dos do campo.
User badge image
Educa-Cultura

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Para analisar a questão sobre o dualismo rural-urbano no Brasil, precisamos considerar como as interações entre esses dois contextos têm se desenvolvido ao longo do tempo. Vamos analisar as alternativas: a) Criaram-se políticas comerciais diferentes, onde, nos centros urbanos apenas produtos industrializados seriam consumidos enquanto no campo, consumiriam apenas produtos de subsistência. - Essa afirmação é muito simplista e não reflete a complexidade das relações entre urbano e rural. b) Estabeleceram-se acordos que, posteriormente, geraram conflitos de interesses entre campo e a cidade, uma vez que as condições favoreciam apenas as metrópoles. - Embora existam conflitos, essa afirmação não abrange a possibilidade de interações positivas. c) Criaram-se programas político-econômicos específicos, que determinavam quais produtos poderiam ser comercializados e consumidos entre eles. - Essa opção é um pouco restritiva e não reflete a realidade da dinâmica entre urbano e rural. d) Foi possível que rural e urbano fizessem as "pazes", pois é comum a integração entre esses dois polos, onde um utiliza princípios do outro. - Esta alternativa reflete a realidade atual, onde há uma crescente integração e interdependência entre as áreas rural e urbana, com troca de produtos e serviços. e) Criou-se uma distância de interesses entre eles, uma vez que interesses das cidades divergiam dos do campo. - Embora existam diferenças, essa afirmação não considera a integração que também ocorre. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa a realidade do dualismo rural-urbano no Brasil é: d) Foi possível que rural e urbano fizessem as "pazes", pois é comum a integração entre esses dois polos, onde um utiliza princípios do outro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A literatura é uma forma de ficção que não tem como objetivo retratar a realidade, entretanto, apesar dessa condição, serve como uma forma de compreender imaginário de determinada época ou sociedade. Autores brasileiros criaram representações sobre negros e índios que expressam mais a visão e entendimento dos primeiros do que a realidade deles. Sobre as formas como esses grupos aparecem nas obras literárias, assinale a alternativa correta:
a. A escravidão foi constantemente denunciada na literatura nacional. Autores como Joaquim Manuel de Macedo foram abolicionistas fervorosos e denunciaram males que a escravidão trazia para a sociedade, colocando-se ao lado dos escravizados.
b. Castro Alves, considerado "escritor dos escravos", foi responsável por denunciar as condições desumanas do tráfico transatlântico de escravos em Navio Negreiro e também publicou romance Pai contra Mãe, no qual a violência da escravidão era amenizada.
C. Gonçalves Dias faz parte da poesia denominada indianista; é autor de obras como I-Juca-Pirama e Canção do Tamoio e criou representações sobre indígenas, nas quais valorizava caráter guerreiro desses povos, silenciando outras formas de manifestação cultural e psicológica.
d. A população indígena foi abordada por autores como José de Alencar, Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias. Nesse tipo de literatura, valores como coragem, compaixão e nobreza são relacionados aos indígenas tanto do passado como na época em que a obra foi escrita.
e. Machado de Assis e Castro Alves refletem as formas como a literatura funcionou como denúncia ao sistema escravista. primeiro publicou Pai contra Mãe e segundo, Navio Negreiro, ambas as obras apresentam a violência do sistema escravista e como a população escravizada é afetada diretamente pelo regime.

Mais conteúdos dessa disciplina