Logo Passei Direto
Buscar
Os processos neoplásicos, também conhecidos como câncer ou tumores malignos, são uma das condições mais desafiadoras e complexas da medicina. Eles são caracterizados pelo crescimento descontrolado e desordenado de células no organismo, resultando em uma massa anormal de tecido, que pode invadir e danificar os tecidos e órgãos circundantes.
Quais são os dois componentes básicos presentes em todos os processos neoplásicos?
Células benignas e vasos sanguíneos.
Células neoplásicas, estroma e tecido conjuntivo.
Vasos sanguíneos e tecido queratinizado.
Células neoplásicas e células do sistema imunológico.
Células malignas e células do sistema nervoso.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Os dois componentes básicos presentes em todos os processos neoplásicos são: células neoplásicas e estroma (tecido conjuntivo). Portanto, a resposta correta é "Células neoplásicas, estroma e tecido conjuntivo". O estroma fornece suporte estrutural e pode incluir vasos sanguíneos, células do sistema imunológico e outros componentes que interagem com as células neoplásicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A necrose refere-se a um espectro de alterações morfológicas que sucedem a morte celular no tecido vivo, em grande parte resultantes da ação degradativa progressiva de enzimas sobre a célula letalmente lesada. Conforme comumente referida, a necrose é o correlato macroscópico e histológico da morte celular que ocorre no contexto de uma lesão exógena irreversível. Sua manifestação mais comum é a necrose de coagulação.
Sobre a necrose de coagulação, analise as afirmativas:
I. A necrose coagulativa implica na perda do contorno básico da célula.
II. Essa necrose é caracterizada por desnaturação das proteínas citoplasmáticas, degradação das organelas celulares e tumefação celular.
III. Um exemplo desse tipo de necrose é a necrose caseosa e gangrenosa.
IV. Na necrose por coagulação, o tecido apresenta um aspecto hialino, amorfo, de aspecto granuloso ou filamentoso e com coloração rosa brilhante.
I e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
I e II.

Na preparação dos tecidos para análise histológica, são utilizados diferentes tipos de corantes.
A respeito da coloração dos tecidos para análise histopatológica, analise as afirmativas a seguir:
I. A coloração mais empregada é a coloração de hematoxilina-eosina. Nessa coloração, o corante ácido cora estruturas nucleares e o corante básico cora as estruturas citoplasmáticas.
II. A hematoxilina, um corante natural (extraído de uma planta Haemotoxylon campechianum), não é capaz de corar os tecidos, o que cora é sua forma oxidada, a hemateína. A hemateína tem pouca afinidade pelos tecidos, sendo necessária a utilização de um mordente.
III. A coloração é dividida em etapas, são elas: desaparafinização, desidratação, coloração, hidratação e selagem das lâminas.
IV. A coloração pode ser realizada com corantes especiais, capazes de corar íons, proteínas ou estruturas específicas. A coloração de GIEMSA e reticulina de Gomori pode ser utilizada para corar tecidos linfoides e mieloides.
II e IV.
II e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina