Logo Passei Direto
Buscar
A evolução da moeda ocorreu até a moeda fiduciária, ou seja, a substituição da moeda-papel pelo papel-moeda. Agora o seu valor está impresso nas cédulas de papel ou cunhado nas moedas metálicas. A emissão dessa moeda se dá exclusivamente pelo Banco Central do Brasil, por meio da Casa da Moeda do Brasil. Esse conjunto de cédulas e moedas constitui o sistema monetário. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Moeda escritural ou moeda bancária é o depósito bancário que as pessoas podem fazer, ou seja, podemos utilizar cheques ou cartão de débito para realizar pagamentos.
II- Moeda escritural ou moeda bancária é considerado o cheque ou cartão de débito que as pessoas podem utilizar para realizar pagamentos.
III- O cartão de crédito não é considerado moeda, serve como um facilitador na hora da compra que depois será necessário utilizar moeda para pagá-lo.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I e III estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

av I
5 pág.

UNIASSELVI

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I- Moeda escritural ou moeda bancária é o depósito bancário que as pessoas podem fazer, ou seja, podemos utilizar cheques ou cartão de débito para realizar pagamentos. Essa afirmativa está correta, pois a moeda escritural refere-se ao dinheiro que existe em contas bancárias e pode ser utilizado através de cheques ou cartões de débito. II- Moeda escritural ou moeda bancária é considerado o cheque ou cartão de débito que as pessoas podem utilizar para realizar pagamentos. Essa afirmativa está incorreta, pois a moeda escritural não se limita a cheques ou cartões de débito; ela se refere ao saldo disponível nas contas bancárias. III- O cartão de crédito não é considerado moeda, serve como um facilitador na hora da compra que depois será necessário utilizar moeda para pagá-lo. Essa afirmativa está correta, pois o cartão de crédito não é uma forma de moeda, mas sim um meio de pagamento que gera uma dívida a ser paga posteriormente. Agora, vamos às alternativas: A) As afirmativas II e III estão corretas. (Incorreta, pois a II está errada) B) Somente a afirmativa III está correta. (Correta) C) Somente a afirmativa I está correta. (Incorreta, pois a I está correta, mas a III também está) D) As afirmativas I e III estão corretas. (Correta) Portanto, as alternativas B e D estão corretas, mas como a B diz que somente a III está correta, a alternativa mais completa e correta é: D) As afirmativas I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

av I
5 pág.

UNIASSELVI

Mais perguntas desse material

Na idade média foi desenvolvida a moeda-papel, ou seja, as pessoas entregavam bens ao ourives que em troca emitiam um recibo para ser utilizado como moeda. Enquanto nos primórdios, na origem das moedas, utilizavam-se bens para fazer o papel de moeda, ou seja os bens tinham seu valor intrínseco e eram denominados de moeda-mercadoria. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um bem ser definido como moeda-mercadoria, era necessário ter durabilidade, ser fácil de transportar, ser de fácil divisibilidade, ser homogêneo e ter oferta limitada.
II- Por muitos séculos se manteve o uso do ouro e da prata em função de seu valor intrínseco, por exemplo, uma moeda na qual haviam sido utilizados vinte gramas de ouro, era trocada por mercadorias deste mesmo valor.
III- Nos dias atuais, temos como meio de troca a moeda digital, não necessitando de garantias em bens ou metais, representada por cédulas de papel e moedas metálicas.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I e II estão corretas.

Quando se fala em oferta de moeda é importante destacar as principais características que envolvem os meios de pagamentos, ou seja, meios de pagamentos restritos e ampliados. Meios de pagamento significa total de ativos que servem como meio de troca.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O agregado M3 é composto pelo meio de pagamento M2 mais títulos públicos mais operações compromissadas registradas no Selic.
b) Pagamento restrito tem como agregado monetário denominado M2, que é a soma do papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista no setor bancário.
c) Meio de pagamento ampliado é composto por M1, M3 e M4.
d) O agregado M2 é composto pelo M1 mais depósitos especiais remunerados mais depósito de poupanças.

Um dos componentes da base monetária é a moeda em circulação e esse, por sua vez, faz parte do multiplicador monetário. O multiplicador monetário é a razão entre os meios de pagamentos e a base monetária com o valor positivo maior que 1. Esse cálculo é feito por meio da equação 1 apresentada na figura.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
A O papel-moeda em circulação, conforme visto anteriormente, equivale ao M2.
B A base monetária é composta pela somatória do saldo do papel-moeda em circulação mais as reservas bancárias.
C A quantidade total de meios de pagamentos é um múltiplo da base monetária, uma vez que apenas o BCB cria meios de pagamentos.
D Se o BCB decidir elevar as reservas bancárias, a tendência é que os bancos aumentem a oferta de crédito ao público.

A política monetária tem como objetivo manter a estabilidade econômica e promover o crescimento econômico de um país. Para tanto, metas são elaboradas pelo BCB e deverão ser alcançadas, tudo dependerá da conjuntura econômica do momento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Estabelecimento de metas para taxas de longo prazo: metas intermediárias.
B Determinação de taxas de juros básicas de curto prazo: são as metas intermediárias.
C Controle de reservas bancárias agregadas refere-se às metas intermediárias.
D Controle de agregados monetários: trata-se de metas operacionais.

Mais conteúdos dessa disciplina