Logo Passei Direto
Buscar
Imagine que tenha sido celebrado um contrato entre duas empresas brasileiras, assinado em Nova York, com previsão de cumprimento no Brasil e cláusula de foro indicando São Paulo como foro exclusivo do contrato.
Neste caso, pelas regras de direito internacional privado brasileiras, o contrato será regido pela lei:
A Brasileira, por ser local de cumprimento da obrigação principal.
Brasileira, por ser o foro exclusivo do contrato.
c Brasileira, por ser a nacionalidade comum das empresas contratantes.
D Norte-americana, por ser local de assinatura do contrato.
E Norte-americana, apenas com relação à forma e às formalidades.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para resolver essa questão, precisamos analisar as opções à luz das regras de direito internacional privado brasileiro. 1. A Brasileira, por ser local de cumprimento da obrigação principal. - Essa opção é válida, pois, segundo o direito internacional privado brasileiro, a lei do local de cumprimento da obrigação é geralmente aplicada. 2. Brasileira, por ser o foro exclusivo do contrato. - Embora o foro possa influenciar a escolha da lei aplicável, não é a razão primária para a escolha da lei. 3. Brasileira, por ser a nacionalidade comum das empresas contratantes. - A nacionalidade das partes pode ser um fator, mas não é o principal critério para a escolha da lei aplicável. 4. Norte-americana, por ser local de assinatura do contrato. - O local de assinatura não é o critério mais relevante para determinar a lei aplicável. 5. Norte-americana, apenas com relação à forma e às formalidades. - Essa opção se refere a aspectos formais, mas não à regência do contrato em si. Diante dessa análise, a opção mais correta é: A Brasileira, por ser local de cumprimento da obrigação principal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A legislação prevê a necessidade de elaboração de um laudo de habilitação à adoção internacional, que autoriza o casal ou pessoa estrangeira a formalizar pedido de adoção perante o Juízo da Infância e da Juventude do local em que se encontra a criança ou adolescente.
Segundo dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, o referido laudo deve ser expedido:
A- pela Autoridade Central em matéria de adoção internacional do país de acolhida.
B- pela Autoridade Central Federal Brasileira em matéria de adoção internacional.
C- pelo organismo nacional ou estrangeiro encarregado de intermediar pedidos de adoção internacional, desde que devidamente cadastrado na Autoridade Central Brasileira.
D- pela Autoridade Central Estadual em matéria de adoção internacional do estado da federação brasileira onde se encontra a criança.
E- pela autoridade judiciária da circunscrição territorial onde se localiza o domicílio do casal ou pessoa estrangeira interessada na adoção.

Os elementos de conexão brasileiros constituem parte da norma do direito internacional privado que determina o ordenamento jurídico a ser aplicado a determinada causa.
Assinale a opção correspondente à correta correlação entre fato(s) jurídico(s) e elemento de conexão na Lei de Introdução do Código Civil
a) situação do regime de bens — nacionalidade dos cônjuges
b) qualificação e regulação das obrigações — domicílio dos contratantes
c) formalidades de celebração e impedimentos do casamento — nacionalidade dos nubentes
d) personalidade e capacidade — domicílio da pessoa
e) penhor — local do bem

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. Acerca da competência internacional do Poder Judiciário Brasileiro, podemos afirmar que algumas causas, ainda que passíveis de apreciação por magistrados brasileiros, também podem ser validamente submetidas à esfera de atribuições jurisdicionais de tribunais estrangeiros.
Assinale a alternativa correta.
I. A norma legal que admite competência concorrente permite, nas suas hipóteses, a livre opção por litigar perante magistrados brasileiros ou perante tribunais estrangeiros.
II. Entre os elementos definidores da competência da autoridade judiciária brasileira, ressalta-se o fato de réu ser domiciliado no Brasil e de aqui dever ser cumprida a obrigação, não sendo relevante que a ação se origine de fato ocorrido no Brasil.
III. A circunstância de o réu, em processo instaurado perante tribunal estrangeiro, ser brasileiro e eventualmente domiciliado no Brasil não atua, por si só, como fator de exclusão da competência jurisdicional da autoridade alienígena.
IV. Em face da legislação brasileira, é legítimo entender-se, quanto aos casos de competência concorrente, ou seja, aquela que pode ser afastada pela vontade das partes, que valerá a sentença decorrente do primeiro litígio instaurado.
A Está correta apenas a assertiva III.
B Estão corretas apenas as assertivas I e II.
C Estão corretas apenas as assertivas II e III.
D Estão corretas apenas as assertivas III e IV.
E Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina