Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
1 exsudato é um fluido que se acumula em tecidos inflamados, resultante da resposta do corpo a lesões ou infecções. Ele composto por uma mistura de água, proteínas, glóbulos brancos e, em alguns casos, microrganismos, e sua presença é um indicativo de processos exsudato desempenha um papel crucial na defesa do organismo, ajudando a transportar células do sistema imunológico para a área afetada e facilitando a remoção de detritos celulares. A composição e a quantidade de exsudato podem variar dependendo da gravidade da lesão e da natureza da resposta inflamatória, refletindo a complexidade do processo de cicatrização e recuperação do tecido.
Sobre os diferentes tipos de exsudatos encontrados em áreas inflamadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Exsudatos fibrinosos alto risco de formação de tecido cicatricial devido ao seu conteúdo elevado de células e fibrina.
II. Exsudatos serosos são frequentemente encontrados em casos de infecção bacteriana devido à alta concentração de leucócitos.
III. Exsudatos purulentos, que contêm grandes quantidades de leucócitos, detritos celulares e microrganismos, indicam a presença de infecção.
IV. Exsudato hemorrágico indica dano aos vasos sanguíneos, sendo caracterizado pela presença de sangue no fluido inflamatório, mostrando que vaso sofreu algum tipo de dano.
A I, apenas.
B I, II, III e IV.
C I, II e III, apenas.
D I e III, apenas.
E II e IV, apenas.
User badge image
patologia360

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre os tipos de exsudatos: I. Exsudatos fibrinosos têm um alto risco de formação de tecido cicatricial devido ao seu conteúdo elevado de células e fibrina. Verdadeiro, exsudatos fibrinosos podem levar à formação de tecido cicatricial, pois a fibrina é uma proteína que ajuda na coagulação e na cicatrização. II. Exsudatos serosos são frequentemente encontrados em casos de infecção bacteriana devido à alta concentração de leucócitos. Falso, exsudatos serosos geralmente têm uma baixa concentração de leucócitos e são mais comuns em processos inflamatórios não infecciosos. Exsudatos purulentos, e não serosos, são os que têm alta concentração de leucócitos e estão associados a infecções bacterianas. III. Exsudatos purulentos, que contêm grandes quantidades de leucócitos, detritos celulares e microrganismos, indicam a presença de infecção. Verdadeiro, exsudatos purulentos são característicos de infecções e contêm muitos leucócitos. IV. Exsudato hemorrágico indica dano aos vasos sanguíneos, sendo caracterizado pela presença de sangue no fluido inflamatório, mostrando que o vaso sofreu algum tipo de dano. Verdadeiro, exsudato hemorrágico é caracterizado pela presença de sangue, indicando lesão vascular. Agora, vamos compilar as informações: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina