Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
(CFF- 2017 - INAZ DO PARÁ - DF) - "As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado ao paciente, família e comunidade, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente."
São atribuições Clínicas do Farmacêutico:
I - Fazer a anamnese farmacêutica, bem como verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente.
II - Elaborar o plano de cuidado farmacêutico do paciente.
III - Solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia.
IV - Realizar, no âmbito de sua competência profissional, administração de medicamentos ao paciente.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das atribuições clínicas do farmacêutico: I - Fazer a anamnese farmacêutica, bem como verificar sinais e sintomas, com o propósito de prover cuidado ao paciente. Verdadeiro, essa é uma atribuição importante do farmacêutico para entender as necessidades do paciente. II - Elaborar o plano de cuidado farmacêutico do paciente. Verdadeiro, essa também é uma atribuição do farmacêutico, pois envolve a criação de um plano para otimizar a farmacoterapia. III - Solicitar exames laboratoriais, no âmbito de sua competência profissional, com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia. Verdadeiro, farmacêuticos podem solicitar exames laboratoriais para monitorar a eficácia da terapia medicamentosa. IV - Realizar, no âmbito de sua competência profissional, administração de medicamentos ao paciente. Falso, a administração de medicamentos geralmente é uma atribuição de outros profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos, e não é uma atribuição típica do farmacêutico. Com base nessa análise, os itens I, II e III são verdadeiros, enquanto o IV é falso. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III, apenas. No entanto, essa opção não está entre as alternativas apresentadas. A alternativa que mais se aproxima e contém os itens verdadeiros é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(SBRAFH - 2013) ''A semiologia farmacêutica é a aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos, no qual o farmacêutico como profissional da saúde utiliza a fim de resolver distúrbios menores relacionados à farmacoterapia.''
A avaliação sistemática da farmacoterapia é uma das atividades contempladas na semiologia farmacêutica e deve considerar:
Apenas a necessidade do medicamento.
Somente a necessidade e eficácia do medicamento.
Apenas a eficiência do tratamento sem considerar a adesão do paciente ao tratamento.
Apenas a eficácia do medicamento.
A efetividade e segurança de todos os medicamentos em uso pelo paciente e de sua adesão ao tratamento.

Paciente asmático realiza tratamento com teofilina administrada em doses orais de 10mg a cada 6 horas. Como o controle do broncoespasmo não estava satisfatório, suspeitou-se de baixos níveis plasmáticos. Assim, dosou-se o nível sérico logo antes da administração, sendo o resultado de 5mg/mL (nível mínimo desejado = 10mg/mL).
Assinale a alternativa que corresponda a dose corrigida para este paciente, considerando que a concentração fique dentro dos níveis desejados.
20mg
40mg
5mg
15mg
25mg

A determinação por ensaios laboratoriais das concentrações plasmáticas durante o uso dos medicamentos, denominado como monitoramento terapêutico, é capaz de otimizar a terapia farmacológica, tornando-a mais segura e eficaz.
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmacoes, sobre as condições que são descritas como indicação para realizar o monitoramento terapêutico.
( ) Quando a janela terapêutica não está bem definida.
( ) Quando a faixa entre as concentrações terapêuticas e tóxicas são distantes.
( ) Quando há a suspeita de eventos adversos.
( ) Quando uma mesma dose de fármaco apresenta uma alta variabilidade interindividual de suas concentrações plasmáticas.
( ) Quando há uma suspeita de resposta subterapêutica.
V - F - V - V - F
V - F - F - F - V
F - F - V - F - V
V - F - V - V - V
F - V - V - V - F

Na clínica, para garantir que um fármaco exerça suas atividades de forma satisfatória, é ideal que ele tenha uma boa biodisponibilidade. Esse conceito farmacocinético pode ser definido como:
A fração inalterada do fármaco que alcança a circulação sistêmica após a administração por qualquer via.
O volume de plasma que possui o fármaco completamente solubilizado, após a ingestão de uma dose-padrão.
O tempo necessário para reduzir à metade da dose de um fármaco e fazer com que ele exerça seus efeitos.
A dose-padrão de um fármaco utilizada para um grupo populacional, fazendo com que se obtenham os efeitos desejados.
A medida da capacidade do organismo em eliminar um fármaco através dos órgãos de eliminação.

Ao analisarmos a curva de decaimento exponencial em escala logarítmica do modelo farmacocinético de dois compartimentos podemos observar duas retas, conforme imagem ilustrativa:
Baseado neste modelo, assinale a alternativa que corresponda a ordem correta das fases que ocorrem após a administração de um fármaco.
Absorção e eliminação.
Absorção e distribuição.
Distribuição rápida e eliminação.
Eliminação e distribuição rápida.
Distribuição lenta e eliminação.

Mais conteúdos dessa disciplina