Sobre as regras que regem a contagem de sílabas poéticas de um verso, considere as seguintes informações:
I – Em geral, o número de sílabas gramaticais de um verso não coincide com o número de sílabas poéticas (normalmente, o primeiro é maior que o segundo).
II – Só se conta até a sílaba tônica da última palavra do verso.
III – Quando uma palavra termina com vogal átona e a palavra seguinte também começa com uma vogal átona, ocorre a fusão das duas sílabas em uma só.
IV – O cordelista não precisa seguir regras para a definição das sílabas poéticas dos seus versos.
Estão corretas as seguintes informações:
Escolha uma opção:
a. I, II e III
b. Somente I e II
c. Somente IV
d. Somente I e III
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das informações apresentadas: I – Em geral, o número de sílabas gramaticais de um verso não coincide com o número de sílabas poéticas (normalmente, o primeiro é maior que o segundo). Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois na contagem poética, algumas sílabas podem ser elididas ou fundidas. II – Só se conta até a sílaba tônica da última palavra do verso. Falso, essa afirmação não é correta. Na contagem de sílabas poéticas, conta-se todas as sílabas até a última palavra, incluindo a sílaba tônica. III – Quando uma palavra termina com vogal átona e a palavra seguinte também começa com uma vogal átona, ocorre a fusão das duas sílabas em uma só. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois isso é uma regra da contagem de sílabas poéticas. IV – O cordelista não precisa seguir regras para a definição das sílabas poéticas dos seus versos. Falso, mesmo que o cordel tenha uma liberdade maior, ele ainda segue algumas regras de métrica e rima. Com base nas análises, as informações corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) Somente I e III.