Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Na figura abaixo, observa‐se um raio de luz que atravessa o meio 1 e passa para o meio 2 sofrendo uma refração.
Analisando esse fenômeno óptico, é CORRETO afirmar:
a) a velocidade da luz é a mesma nos dois meios.
b) a velocidade da luz no meio 2 é maior que a velocidade da luz no meio 1.
c) a velocidade da luz no meio 1 é maior que a velocidade da luz no meio 2.
d) a velocidade da luz não influencia o fenômeno de refração, pois esse fenômeno depende apenas da refringência do meio.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Para analisar a refração da luz ao passar de um meio para outro, é importante lembrar que a velocidade da luz varia de acordo com o meio em que está se propagando. Quando a luz passa de um meio menos denso (como o ar) para um meio mais denso (como a água ou o vidro), a velocidade da luz diminui. Por outro lado, quando a luz passa de um meio mais denso para um menos denso, a velocidade aumenta. Vamos analisar as alternativas: a) a velocidade da luz é a mesma nos dois meios. - Incorreto, pois a velocidade da luz muda ao passar de um meio para outro. b) a velocidade da luz no meio 2 é maior que a velocidade da luz no meio 1. - Isso pode ser verdade se o meio 2 for menos denso que o meio 1, mas não é uma afirmação geral. c) a velocidade da luz no meio 1 é maior que a velocidade da luz no meio 2. - Isso é verdadeiro se o meio 1 for menos denso que o meio 2, o que é comum em fenômenos de refração. d) a velocidade da luz não influencia o fenômeno de refração, pois esse fenômeno depende apenas da refringência do meio. - Incorreto, pois a velocidade da luz é fundamental para entender a refração. Portanto, a alternativa correta, considerando que o meio 1 é menos denso que o meio 2, é: c) a velocidade da luz no meio 1 é maior que a velocidade da luz no meio 2.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um objeto é inicialmente posicionado entre o foco e o vértice de um espelho esférico côncavo, de raio de curvatura igual a 30cm, e distante 10cm do foco. Quando o objeto for reposicionado para a posição correspondente ao centro de curvatura do espelho, qual será a distância entre as posições das imagens formadas nessas duas situações?
a) 37,5cm
b) 22,5cm
c) 7,5cm
d) 60cm
e) Zero

Espelhos esféricos podem ser utilizados para diversos fins: por exemplo, ampliar o campo visual para facilitar a segurança dos estabelecimentos ou para ampliar as dimensões das imagens.
Diante de um espelho esférico, um homem fica situado a 2,0m do vértice e visa a sua imagem direita e ampliada três vezes. A distância focal do espelho, em metros, e a sua natureza correspondem, respectivamente, a
(A) 3,0 e convexo.
(B) 6,0 e côncavo.
(C) 3,0 e côncavo.
(D) 1,5 e convexo.
(E) 1,5 e côncavo.

Maria deseja comprar um espelho para se maquiar. Ela quer que sua imagem seja ampliada 1,50 vezes quando estiver a 20,0 cm do espelho.
As características que devem ter este espelho são:
A) Côncavo com raio de curvatura igual a 24,0 cm
B) Côncavo com raio de curvatura igual a 120 cm
C) Convexo com raio de curvatura igual a 120 cm
D) Convexo com foco igual a 12,0 cm
E) Côncavo com foco igual a 12,0 cm

Mais conteúdos dessa disciplina