Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre a Matriz BCG nota-se que a matriz tem duas dimensões: taxa de crescimento de mercado e participação relativa de mercado (que é a participação da empresa em relação à participação de seu maior concorrente). Essas dimensões são avaliadas como altas ou baixas, e essa combinação gera os quadrantes de avaliação do portfólio da empresa, criando uma ideia clara do posicionamento do produto em seu ciclo de vida. Essa matriz auxilia na decisão de fortalecer ou não os investimentos em cada um dos produtos do seu portfólio.
Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso, no que se diz respeitos aos quadrantes e suas respectivas funções.
( ) O quadrante questionamento: também conhecido como “ponto de interrogação” ou “criança-problemática”, tem uma situação delicada quanto ao retorno sobre o investimento. Produtos nesse quadrante precisam receber investimentos para aumentarem sua participação em mercado promissor e crescente e, nesse caso, tornarem-se um produto “abacaxi”. Por outro lado, caso a decisão seja a de não investir no produto para mudar sua participação de mercado, o tempo de ciclo do mercado poderá expirar e o produto terá absorvido um grande investimento, tornando-se um produto “estrela”.
( ) O quadrante estrela: os produtos “estrela” são referências no mercado, têm uma alta participação em um mercado promissor e crescente. São lucrativos, embora exijam grandes investimentos e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. A melhor decisão estratégica é garantir os investimentos para que o produto não perca sua participação no mercado, pois, quando a potencialidade de crescimento do mercado perder sua força com o tempo, ele pode se tornar uma “vaca leiteira”.
( ) O quadrante vaca leiteira: nesse quadrante, estão os produtos mais lucrativos da empresa. Com o baixo crescimento do mercado, esses produtos não exigem grandes investimentos e já detêm uma alta taxa de participação no mercado. Geralmente, são esses produtos que sustentam o desempenho atual da organização.
( ) O quadrante abacaxi: também conhecido como “cão”, “vira-lata” ou “animal de estimação”, deve ser evitado e minimizado nas empresas. São produtos que não são lucrativos, pois têm baixa participação no mercado, e não têm expectativa de crescimento. Quando não houver mais rentabilidade, a melhor decisão estratégica será abandonar o produto.
a. V, F, V, V
b. F, V, V, F
c. F, V, V, V
d. V, V, V, V
e. V, V, V, F
User badge image
Praticando Para o Saber

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os quadrantes da Matriz BCG: ( ) O quadrante questionamento: também conhecido como “ponto de interrogação” ou “criança-problemática”, tem uma situação delicada quanto ao retorno sobre o investimento. Produtos nesse quadrante precisam receber investimentos para aumentarem sua participação em mercado promissor e crescente e, nesse caso, tornarem-se um produto “abacaxi”. Por outro lado, caso a decisão seja a de não investir no produto para mudar sua participação de mercado, o tempo de ciclo do mercado poderá expirar e o produto terá absorvido um grande investimento, tornando-se um produto “estrela”. Essa afirmação é falsa (F). O quadrante questionamento não se torna um "abacaxi"; na verdade, se não receber investimento, pode se tornar um "cão". ( ) O quadrante estrela: os produtos “estrela” são referências no mercado, têm uma alta participação em um mercado promissor e crescente. São lucrativos, embora exijam grandes investimentos e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. A melhor decisão estratégica é garantir os investimentos para que o produto não perca sua participação no mercado, pois, quando a potencialidade de crescimento do mercado perder sua força com o tempo, ele pode se tornar uma “vaca leiteira”. Essa afirmação é verdadeira (V). ( ) O quadrante vaca leiteira: nesse quadrante, estão os produtos mais lucrativos da empresa. Com o baixo crescimento do mercado, esses produtos não exigem grandes investimentos e já detêm uma alta taxa de participação no mercado. Geralmente, são esses produtos que sustentam o desempenho atual da organização. Essa afirmação é verdadeira (V). ( ) O quadrante abacaxi: também conhecido como “cão”, “vira-lata” ou “animal de estimação”, deve ser evitado e minimizado nas empresas. São produtos que não são lucrativos, pois têm baixa participação no mercado, e não têm expectativa de crescimento. Quando não houver mais rentabilidade, a melhor decisão estratégica será abandonar o produto. Essa afirmação é verdadeira (V). Portanto, a sequência correta é: F, V, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) F, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pensamento estratégico é tão velho quanto o próprio homem. Desde os primórdios, no tempo das cavernas, os primeiros seres humanos tinham preocupações estratégicas em relação à sobrevivência e à continuidade da espécie. No meio empresarial, porém, o termo “Planejamento Estratégico” passou a ser amplamente utilizado a partir da década de 50.
Assinale a alternativa que melhor representa as razões do estabelecimento do planejamento estratégico como ferramenta indispensável às organizações.
a. A década de 50 teve um forte impacto do fracasso japonês no pós-guerra, o que levou as organizações mundiais a planejar estrategicamente o seu futuro.
b. O planejamento estratégico foi impulsionado pela necessidade de explorar as forças e fraquezas organizacionais em um período de poucas oportunidades e ameaças.
c. O cenário de guerra empresarial que se apresentava nesse período era exponencialmente dinâmico e competitivo.
d. O estudo de Michael Porter deu origem aos estudos do planejamento estratégico por enfatizar as forças que regem o mercado.
e. A era industrial, vivida nos anos 50, permitia o planejamento estratégico para o prazo de 20 anos, devido à estabilidade dos mercados da época.

A proposta inicial do Balanced Scorecard (BSC) foi criada por se acreditar que os sistemas de medição de desempenho tradicionais estavam tornando-se obsoletos, por utilizarem apenas indicadores que contemplavam os ativos tangíveis da organização – os indicadores contábeis e financeiros.
Assinale a alternativa que apresenta as perspectivas estratégicas propostas pelo BSC.
a. Perspectiva Interna e Perspectiva Externa.
b. Perspectiva Econômica, Perspectiva Social, Perspectiva Ambiental e Perspectiva Cultural.
c. Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva dos Processos Internos, Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.
d. Perspectiva do Planejamento, Perspectiva da Organização, Perspectiva da Direção e Perspectiva do Controle.
e. Perspectiva Estratégica, Perspectiva Tática e Perspectiva Operacional.

A matriz BCG tem duas dimensões: taxa de crescimento de mercado e participação relativa de mercado. Tais dimensões são avaliadas como altas ou baixas, e essa combinação gera os quadrantes de avaliação do portfólio da empresa, gerando uma ideia clara do posicionamento do produto em seu ciclo de vida.
Assinale a alternativa que apresenta os quadrantes da Matriz BCG.
a. Questionamento, Estrela, Vaca Leiteira, Abacaxi.
b. Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
c. Produto, Preço, Ponto de Distribuição e Publicidade.
d. Concorrência, Clientes, Fornecedores, Entrantes e Produtos Substitutos.
e. Penetração de Mercado, Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento de Mercado e Diversificação.

A primeira versão do BSC, como sistema de medição de desempenho, incorpora o conceito de estratégia e visão explícita, formando a base das quatro perspectivas, sendo que, para cada uma delas, devem-se formular:
Escolha uma opção:
a. Objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas específicas e resultados
b. Objetivos financeiros, indicadores de desempenho, avaliações específicas e planos de ação
c. Objetivos estratégicos, indicadores de recompensas, metas específicas e planos de ação
d. Objetivos financeiros, indicadores de desempenho, metas específicas e planos de ação
e. Objetivos estratégicos, indicadores de desempenho, metas específicas e planos de ação.

A missão estratégica é um conceito militar que remete à realização de um conjunto de objetivos e metas determinados por oficiais aos níveis mais operacionais do exército. Durante a Revolução Industrial, em meio à transformação do processo produtivo padrão de artesanato para manufatura e com o surgimento das primeiras organizações empresariais, muitos conceitos, técnicas e ferramentas foram importados do sistema de organização militar.
Assinale a alternativa que representa uma missão estratégica.
a. “[...] estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”.
b. "[...] na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial".
c. "[...] queremos atingir o faturamento de $1.000.000 de dólares até 2020".
d. "[...] ser líder nacional no segmento de transporte rodoviário de carga".
e. "[...] seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse".

Tratada como perspectiva do aprendizado e crescimento no BSC tem por objetivo conservar as competências e as capacidades da organização e garantir a sua renovação ao longo do tempo. Nessa perspectiva, a empresa deve, além de considerar as ações necessárias para manter e desenvolver o know how necessário para a produção focada nas necessidades e expectativas dos clientes, desenvolver as competências necessárias para garantir a efetividade dos processos críticos que criam valor para os clientes.
O enunciado se refere à:
a. Estratégia Financeira
b. Estratégia Operacional
c. Nenhuma das alternativas
d. Estratégia de Pessoas
e. Estratégia Mercadológica

Mais conteúdos dessa disciplina