Logo Passei Direto
Buscar
Os modelos baseados na gestão de desempenho tradicional geralmente têm uma visão de curto prazo, ao contrário das ferramentas de gestão baseadas na melhoria contínua. Existe, ainda, um grande número de empresas que têm sistemas de avaliação tradicionais; o problema é que os indicadores puramente financeiros apresentam algumas limitações, principalmente por não contemplarem, de forma balanceada, o suporte aos objetivos estratégicos das empresas.
Analise as afirmativas a seguir, e classifique-as em “V” para verdadeiro e “F” para falso no que se diz respeito as principais críticas aos sistemas de avaliação tradicionais.
( ) deixam passar algumas medidas, já que os relatórios financeiros são usualmente fechados mensalmente, ao passo que existem decisões que são tomadas em um ou dois meses prioritários. Os resultados financeiros são, algumas vezes, muito velhos para serem úteis.
( ) têm um formato predeterminado, fazendo com que todo registro seja inflexível, ignorando o fato de que cada departamento ou agente organizacional tem suas únicas e próprias características, prioridades e contribuições.
( ) tentam quantificar o desempenho e outros esforços de melhoria somente em termos financeiros. Muitos desses esforços são de difícil mensuração, apresentando significativos impactos no sucesso global, como redução de tempos e fidelidade ao esquema de produção.
( ) faltam informações relacionadas à qualidade, à entrega e à flexibilidade, além de não apresentarem um foco estratégico.
( ) incentivam pouco as inovações, ao invés de buscarem melhorar continuamente.
a. F, V, F, V, V
b. V, F, F, V, V
c. V, V, V, V, V
d. V, V, F, V, V
e. F, F, V, V, V
User badge image
Aprendendo com Exercícios

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre as críticas aos sistemas de avaliação tradicionais: ( ) Deixam passar algumas medidas, já que os relatórios financeiros são usualmente fechados mensalmente, ao passo que existem decisões que são tomadas em um ou dois meses prioritários. Os resultados financeiros são, algumas vezes, muito velhos para serem úteis. É verdadeira (V). Essa afirmação destaca a limitação dos relatórios financeiros em fornecer informações atualizadas para a tomada de decisões rápidas. ( ) Têm um formato predeterminado, fazendo com que todo registro seja inflexível, ignorando o fato de que cada departamento ou agente organizacional tem suas únicas e próprias características, prioridades e contribuições. É verdadeira (V). Essa crítica aponta para a rigidez dos sistemas tradicionais que não se adaptam às particularidades de cada área da organização. ( ) Tentam quantificar o desempenho e outros esforços de melhoria somente em termos financeiros. Muitos desses esforços são de difícil mensuração, apresentando significativos impactos no sucesso global, como redução de tempos e fidelidade ao esquema de produção. É verdadeira (V). Essa afirmação é correta, pois muitos aspectos importantes do desempenho não são facilmente quantificáveis em termos financeiros. ( ) Faltam informações relacionadas à qualidade, à entrega e à flexibilidade, além de não apresentarem um foco estratégico. É verdadeira (V). Essa crítica é válida, pois os sistemas tradicionais muitas vezes não consideram indicadores qualitativos que são essenciais para o sucesso a longo prazo. ( ) Incentivam pouco as inovações, ao invés de buscarem melhorar continuamente. É verdadeira (V). Essa afirmação é verdadeira, pois os sistemas tradicionais tendem a focar em resultados imediatos e podem desincentivar a inovação. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, V, V. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V, V, V, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O tempo de dedicação da equipe gerencial ao projeto é um fator determinante do sucesso e têm um custo de hora-homem gerencial representativo. Mas não será possível estabelecer um valor exato para a implantação de um projeto de gestão estratégica, pois cada organização tem suas peculiaridades, custos e benefícios diferenciados. O que se pode afirmar, com toda a certeza, é que existe uma viabilidade econômica e financeira em que os benefícios superam de longe os custos. No mínimo, serão obtidos alguns benefícios.
Assinale a alternativa que corresponde a esses benefícios.
a. Facilidade na avaliação do desempenho dos processos e das pessoas com a possibilidade de ação imediata.
b. Maior comprometimento das pessoas para que as metas da organização sejam alcançadas.
c. Identificação e valorização dos colaboradores comprometidos que se destacam com bons índices de desempenho.
d. Todas as alternativas
e. Orientação estratégica para o alinhamento das operações diárias, individualizadas e corporativas, a visão da organização, garantindo que todos direcionem seus esforços para o mesmo alvo.

Imagine uma pessoa caminhando pela rua em um dia de sol escaldante; ao se deparar com uma lanchonete, ela procura um produto para matar a sede e se refrescar. Existem vários produtos diferentes que podem atender a essa necessidade do cliente: uma garrafa de água mineral, um suco de frutas, um refrigerante etc. Esses produtos têm diferenças significativas de qualidade, preço e tecnologia e podem substituir uns aos outros. O fato é que produtos substitutos limitam o potencial de retorno de um mercado.
Analisando-se as afirmacoes acima, conclui-se que:
Estabelecem um teto nos preços do mercado.
Caso o bem ou o serviço substituto consiga mostrar um ganho na relação custo-benefício, quando comparado aos atuais produtos, essa ameaça é ainda mais impactante.
a. As duas afirmações são falsas
b. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
c. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
d. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
e. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

A proposta do BSC em relação à perspectiva do aprendizado e do crescimento considera que, atualmente, as operações e as rotinas repetitivas foram substituídas por rotinas automatizadas por computadores que desempenham o trabalho com maior eficiência. Dessa forma, as ideias que permitem a melhoria contínua dos processos voltados para o atendimento das necessidades dos clientes provêm cada vez mais dos funcionários da linha de frente, com isso, surge a necessidade de capacitação dos funcionários para a criatividade e de motivação estratégica para os objetivos da organização.
Kaplan e Norton (1997) apresentam uma base comum de três medidas de resultados essenciais para a gestão do desempenho da perspectiva do aprendizado e do crescimento em relação às pessoas:
a. Satisfação dos funcionários, retenção de clientes e produtividade dos funcionários.
b. Satisfação dos proprietários, retenção de funcionários e produtividade dos terceiros.
c. Satisfação dos clientes, retenção de clientes e produtividade dos funcionários.
d. Nenhuma das alternativas
e. Satisfação dos funcionários, retenção de funcionários e produtividade dos funcionários.

Está ligada aos eventos negativos que podem ocorrer no ambiente externo que podem atrasar o alcance dos objetivos estratégicos e trazer prejuízos competitivos à organização. Estão ligadas a fatores como mudanças econômicas, governamentais, reguladoras, legislativas, climáticas, demográficas etc., quando ocorrerem sob o ponto de vista negativo ao desempenho da organização.
Estamos falando de qual etapa da Análise SWOT?
a. Oportunidades
b. Todas as alternativas
c. Fraquezas
d. Ameaças
e. Forças

Identificada por Porter como sendo de alto impacto na estabilidade competitiva das organizações. A análise desta etapa feita pela equipe estratégica requer uma técnica muito difundida na literatura sobre marketing. Também deverá estabelecer uma reunião específica para tratar do assunto, utilizando, se possível, a participação de pessoas-chave da área comercial.
O enunciado está se referindo a qual das Cinco Forças de Porter?
a. O poder de barganha dos fornecedores
b. A rivalidade entre os concorrentes
c. O poder de barganha dos clientes
d. A ameaça de novos entrantes
e. Nenhuma das alternativas

Mais conteúdos dessa disciplina