Logo Passei Direto
Buscar

Análise de Investimento

Humanas / Sociais

qual a resposta correta:

 Em 2022, o mercado de renda fixa enfrentou uma grande crise, por conta da quebra de um grande banco mundial, causando uma súbita elevação da Taxa Selic, que passou de 5,25% a.a. para 13% a.a. Além disso, foi um ano em que a inflação extrapolou a meta estabelecida. Nesse cenário de incerteza, muitos investidores solicitaram resgates simultaneamente do fundo WQ. O fundo não tinha caixa para honrar os resgates. Foi necessário vender ativos e o fundo estava muito concentrado em títulos pré-fixados, que tendem a sofrer mais em tempos de abertura da Taxa Selic e Inflação, não sendo possível vendê-los a um preço justo, gerando prejuízos. A partir do cenário desafiador que impactou os fundos como o WQ, a equipe de relação com investidores decide escrever uma carta para todos os cotistas explicando que eles foram afetados pelo:

  1. Risco de mercado: incertezas do cenário macroeconômico, devido à quebra de um banco, forçaram o aumento das taxas de juros que reduziram drasticamente os preços dos títulos na carteira do fundo, resultando em uma desvalorização significativa do Patrimônio Líquido, alinhado à falta de liquidez. Por conta disso, o gestor foi forçado a vender papeis com prejuízos para honrar os resgates.
  2. Risco de crédito: a quebra de um grande banco, gerou a inadimplência dos emissores dos títulos na carteira do fundo e, consequentemente, desencadeou toda a crise, pois muitos não conseguiram honrar com as suas obrigações, causando uma perda direta de capital na venda desses ativos. A falta de liquidez do fundo também é um ponto importante, dado que o fundo foi forçado a vender os ativos a preço de mercado, diferentes do preço justo. 
  3. Risco operacional: a quebra de um grande banco mundial, fez com que as taxas de juros disparassem no país e, por uma falta de estratégia para gerenciar a crise e conseguir honrar os resgates rapidamente, a situação acabou impactando o preço dos ativos, levando a maiores perdas financeiras e operacionais. Também devemos citar o risco de crédito, que foi aumentado severamente por conta desses eventos.
  4. Risco do negócio: inerente à operacionalização do fundo. A partir do momento em que o gestor toma a decisão de alocar grande parte do patrimônio líquido em títulos pré-fixados, com baixa liquidez, o risco de negócio é inevitável. A gestão não considerou uma crise no mercado, por conta de quebra de um grande banco. Importante destacarmos o risco de crédito causado pelo investimento em títulos sem liquidez.


User badge image
Juliana Rodrigues

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para analisar as alternativas apresentadas, precisamos entender os tipos de riscos mencionados e como eles se relacionam com a situação descrita. 1. Risco de mercado: Refere-se a incertezas do cenário macroeconômico que afetam os preços dos ativos. A descrição menciona que a quebra de um banco levou ao aumento das taxas de juros, o que impactou negativamente os preços dos títulos do fundo, resultando em desvalorização e necessidade de venda com prejuízo. Essa alternativa parece se encaixar bem na situação. 2. Risco de crédito: Este risco está relacionado à possibilidade de inadimplência dos emissores dos títulos. A descrição menciona que a quebra do banco gerou inadimplência, mas o foco principal da situação é a desvalorização dos ativos devido ao aumento das taxas de juros, não necessariamente a inadimplência. 3. Risco operacional: Este risco se refere a falhas na gestão e operação do fundo. Embora a falta de estratégia para gerenciar a crise seja mencionada, a questão principal parece ser mais sobre a desvalorização dos ativos do que sobre falhas operacionais. 4. Risco do negócio: Este risco está relacionado à escolha de alocação de ativos. A descrição menciona que o gestor alocou grande parte do patrimônio em títulos pré-fixados, mas a crise foi desencadeada pela quebra do banco e o aumento das taxas de juros, não apenas pela escolha de ativos. Diante dessa análise, a alternativa que melhor explica o impacto da situação descrita é a 1) Risco de mercado, pois se refere diretamente à desvalorização dos ativos devido ao aumento das taxas de juros e à falta de liquidez. Portanto, a resposta correta é: 1) Risco de mercado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Juliana Rodrigues

ontem

qual a resposta correta:

Em março de 2023, o fundo de investimento WOW enfrentou um cenário econômico desafiador com a alta volatilidade no mercado financeiro causada por tensões geopolíticas e mudanças inesperadas nas políticas monetárias globais. Tácio, gestor do fundo, estava preocupado com os impactos dessas flutuações no desempenho da carteira e na exposição ao risco. Para tomar decisões embasadas, ele utilizou várias ferramentas de mensuração, análise e gestão de riscos. Durante as mensurações, percebeu que a perda potencial máxima da carteira do fundo estava quase 17% abaixo do que fato ocorreu, algo que levantou preocupação. Ele decide, então, falar com o seu time de risco e solicita que... 

  1. revisem e refinem os Modelos de VaR utilizados, dada a discrepância entre o mensurado e o efetivo, porque o VAR é usado para estimar as perdas potenciais, ou seja, o prejuízo financeiro máximo que certo ativo ou carteira pode ter. 
  2. aumentem a diversificação para reduzir o Tracking Error, que mede a probabilidade de perda máxima dos ativos ou carteira de um fundo de investimento. Uma maior diversificação pode diminuir a variabilidade dos retornos em relação ao risco estimado anteriormente.
  3. ajustem a composição da carteira tendo como base o Índice de Treynor, para focar na reavaliação do retorno em excesso, em relação ao seu risco sistemático. O Índice de Treynor permite comparar o desempenho do fundo com ativos livres de risco, ajustando a carteira para maximizar retornos ajustados ao risco sistemático. Logo, automaticamente ajusta as probabilidades de perdas máximas.
  4. Implementem táticas de Hedging para reduzir o risco de mercado, mitigando o impacto das flutuações adversas do mercado. Essas estratégias, como a compra de opções de venda (put) ou contratos futuros, podem ajudar a proteger o fundo contra movimentos de mercado desfavoráveis, minimizando as probabilidades de perda potencial máxima.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina