Logo Passei Direto
Buscar
A biologia molecular como campo científico foi sendo construída a partir de descobertas que revelaram o papel do DNA na hereditariedade.
Sobre os marcos históricos dessa área, assinale a alternativa correta.
A O primeiro pesquisador a propor que o DNA tinha forma de dupla hélice foi Oswald Avery, após realizar experimentos com bactérias.
B A descoberta da nucleína por Friedrich Miescher foi imediatamente reconhecida como a identificação do material genético.
C Os experimentos de Avery, MacLeod e McCarty mostraram que proteínas, e não o DNA, eram responsáveis pela transformação bacteriana.
D A estrutura em dupla hélice do DNA foi descrita por Watson e Crick com base em dados de difração obtidos por Rosalind Franklin.
E O dogma central da biologia molecular afirma que o RNA é convertido diretamente em DNA e, depois, em proteína.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) O primeiro pesquisador a propor que o DNA tinha forma de dupla hélice foi Oswald Avery, após realizar experimentos com bactérias. - Incorreto. Oswald Avery foi importante na identificação do DNA como material genético, mas a estrutura de dupla hélice foi proposta por Watson e Crick. B) A descoberta da nucleína por Friedrich Miescher foi imediatamente reconhecida como a identificação do material genético. - Incorreto. Embora Miescher tenha descoberto a nucleína, isso não foi imediatamente reconhecido como o material genético. C) Os experimentos de Avery, MacLeod e McCarty mostraram que proteínas, e não o DNA, eram responsáveis pela transformação bacteriana. - Incorreto. Na verdade, esses experimentos mostraram que o DNA era o responsável pela transformação bacteriana. D) A estrutura em dupla hélice do DNA foi descrita por Watson e Crick com base em dados de difração obtidos por Rosalind Franklin. - Correto. Watson e Crick descreveram a estrutura do DNA como uma dupla hélice, utilizando dados de difração de raios X obtidos por Rosalind Franklin. E) O dogma central da biologia molecular afirma que o RNA é convertido diretamente em DNA e, depois, em proteína. - Incorreto. O dogma central afirma que o DNA é transcrito em RNA, que é então traduzido em proteína. Portanto, a alternativa correta é: D) A estrutura em dupla hélice do DNA foi descrita por Watson e Crick com base em dados de difração obtidos por Rosalind Franklin.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina