O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade responsável por executar projetos e decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Considerando esses dados e o papel da CHSA na educação midiática e na PNAEM, qual resposta está mais alinhada?
Como a maioria já utiliza redes sociais e vídeos online, não é necessário desenvolver habilidades críticas para o consumo dessas mídias.
O uso intenso de redes sociais e plataformas de vídeo indica a necessidade de trabalhar competências de verificação de informações e leitura crítica desses conteúdos na escola.
Os sites de notícias são irrelevantes para os jovens e não precisam ser discutidos em sala de aula.
Como a maior parte dos jovens busca informações escolares na internet, não é necessário orientar sobre fontes confiáveis.
Restringir o uso pedagógico da internet a pesquisas escolares tradicionais, ignorando redes sociais e vídeos.
Ed
anteontem
Analisando as opções apresentadas em relação ao uso da internet por estudantes e à necessidade de desenvolver habilidades críticas para o consumo de mídias, podemos observar o seguinte: 1. A primeira opção sugere que, como a maioria já utiliza redes sociais e vídeos online, não é necessário desenvolver habilidades críticas. Isso é problemático, pois o uso dessas mídias exige sim habilidades críticas. 2. A segunda opção afirma que o uso intenso de redes sociais e plataformas de vídeo indica a necessidade de trabalhar competências de verificação de informações e leitura crítica. Essa afirmação está alinhada com a realidade, já que a exposição a informações não verificadas pode levar a desinformação. 3. A terceira opção diz que os sites de notícias são irrelevantes para os jovens. Isso não é verdade, pois a informação é fundamental para a formação crítica dos estudantes. 4. A quarta opção sugere que, como a maior parte dos jovens busca informações escolares na internet, não é necessário orientar sobre fontes confiáveis. Isso é um erro, pois a orientação sobre fontes confiáveis é crucial. 5. A quinta opção propõe restringir o uso pedagógico da internet a pesquisas escolares tradicionais, ignorando redes sociais e vídeos. Isso também é inadequado, pois ignora a realidade do uso da internet pelos jovens. Diante dessa análise, a opção mais alinhada com a necessidade de desenvolver habilidades críticas para o consumo de mídias é: "O uso intenso de redes sociais e plataformas de vídeo indica a necessidade de trabalhar competências de verificação de informações e leitura crítica desses conteúdos na escola."