Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

No filme ”Invictus”, o personagem do presidente Sul- africano Nelson Mandela, assume a presidência depois de um logo período preso e percebe que o país encontra-se ainda divido sob a ótica da política do apartheid, que pregou durante muito anos na África do Sul, a segregação racial entre negros e brancos de descendência francesa em sua grande maioria. 
Diante deste cenário, Mandela começa a praticar um estilo de liderança voltado para democracia e pautado principalmente no exemplo de suas ações e decisões frente as mais adversas situações. Apesar de ser legitimado como um líder de fato em seu país, não se utilizou da sua força política para sobrepujar a população, mas para demonstrar através de sua história, da mudança do pensamento radical o qual defendeu na juventude para uma posição democrática.
Em relação ao poder, Mandela se caracteriza principalmente pelo poder de referência como um exemplo de perseverança e busca incessante pelos seus ideais além do poder da informação o qual soube dominar e fazer de um acontecimento como a Copa do Mundo de Rúgbi.
Os subordinados passam a acolher e acatar espontaneamente as decisões da chefia, pois tem a possibilidade de participar do processo decisório além de sofrer a influência positiva da liderança.
Podemos perceber, além da liderança, o poder positivo que Mandela exerce sobre seus liderados, apesar da definição ser: “ A capacidade de influenciar o comportamento de alguém, de forma que esse alguém haja de acordo com suas vontades” , Mandela não faz isso de forma que crie uma dependência negativa, e sim, inspirando seus subordinados. 
Sua base de poder é a pessoal, e sua tática de influencia é a descendente, principalmente pela inspiração que passa aos seus. Possui também habilidade política, de forma a influenciar os outros no alcance de seus objetivos. 
Os tipos de liderança presentes no filme “Invictus” são a liderança carismática e a transformacional. A liderança pode ser caracterizada pela capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos. 
O estilo de liderança de Nelson Mandela é carismático e transformacional, pois ele tinha uma visão que propunha um futuro melhor que o atual, e conseguia esclarecer essa importância para os outros. Ele também era perceptível a capacidade dos outros e sensíveis as suas necessidades e sentimentos, e apresentava comportamento inovadores e que vão contra as normas, além de inspirar seus liderados. 
Já o Capitão do time de Rugby no começo apresentou um comportamento de líder transacional que conduz e motiva seus seguidores em direção as metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e exigências das tarefas. Porém, durante o filme, após a conversa com Mandela se nota uma mudança em seu comportamento, tornando-o transformacional, tendo um comportamento mais inspirador, capaz de causar um impacto mais profundo e extraordinário em seus liderados.
Na realidade, dentro de uma organização, o estilo de liderança e a forma de execução do poder devem ser medidas por vários fatores que vão definir qual o melhor estilo a ser tomado para cada tipo de situação, pois não é possível ou adaptável sugerir que um único estilo seja tão eficiente e eficaz que possa ser utilizado em qualquer situação com o mesmo resultado.

Mais conteúdos dessa disciplina