Buscar

O que são heteropolissacarídeos? e suas funções.

💡 3 Respostas

User badge image

Felipe Coelho

São quaisquer polissacarídeos formados por uma ou mais moléculas demonossacarídeos distintos. Geralmente estão envolvidos com suporte extracelular de vários organismos, mas podem ter funções específicas como a heparina, um heteropolissacarídeo covalentemente ligado a uma proteína, com função anticoagulante.

2
Dislike0
User badge image

Gabriel G. Nascimento

Os heteropolissacarídeosheteropolissacarídios ou ainda heteropolissacáridos são polissacarídeos constituídos por mais de um tipo de açúcar. São glícidosestruturais, ou seja, fazem parte de estruturas celulares ou extracelulares. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em geral, os heteropolissacarídeos contêm duas ou mais unidades monossacarídicas diferentes . Embora alguns representantes contenham três ou mais monossacarídeos diferentes, a maioria dos heteroglicanos que ocorrem naturalmente contém apenas dois diferentes e estão intimamente associados com lipídios ou proteínas .


A natureza complexa dessas substâncias tornou os estudos estruturais detalhados extremamente difíceis. Os principais heteropolissacarídeos incluem os polissacarídeos do tecido conjuntivo, as substâncias do grupo sanguíneo , as glicoproteínas, como gamaglobulinas e glicolipídios, particularmente aquelas encontradas no sistema nervoso central . de animais e em uma ampla variedade de gomas vegetais.


Os heteropolissacarídeos mais importantes são encontrados nos tecidos conectivos de todos os animais e incluem um grupo de moléculas grandes que variam em tamanho, forma e interação com outras substâncias do corpo. Eles têm um papel estrutural, e as estruturas de polissacarídeos de tecido conjuntivo individuais estão relacionadas a funções específicas dos animais; O ácido hialurônico, por exemplo, o principal componente do fluido articular em animais, funciona como um agente lubrificante e absorvedor de choque .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais