Logo Passei Direto
Buscar
Uma pessoa com deficiência foi contratada por uma empresa para trabalhar como operadora de atendimento telefônico. Após 6 meses de trabalho ficou sabendo que estava recebendo um salário menor que seus demais colegas, mesmo aqueles que haviam sido contratados na mesma época e que executavam o mesmo trabalho.
A posição da empresa está:
A) Correta, porque a empregabilidade de pessoas com deficiência não é uma prática usual.
B) Correta, porque a empresa é obrigada a cumprir cotas e não pode ter ônus em razão disso.
C) Incorreta, porque a lei garante que todos os operadores de atendimento telefônico recebam o mesmo salário.
D) Incorreta, porque a Constituição Federal veda expressamente a discriminação no tocante ao salário de pessoas com deficiência.
E) Correta, porque a Constituição Federal garante liberdade empresarial e cada um pode administrar sua empresa como achar melhor.
User badge image
DireitosHumanizados

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a legislação brasileira sobre a igualdade salarial e a proteção das pessoas com deficiência. A) Correta, porque a empregabilidade de pessoas com deficiência não é uma prática usual. - Esta afirmação não justifica a diferença salarial, pois a lei deve ser aplicada independentemente da prática usual. B) Correta, porque a empresa é obrigada a cumprir cotas e não pode ter ônus em razão disso. - Cumprir cotas não justifica a discriminação salarial. A lei não permite que a empresa pague menos a um funcionário por ele ser uma pessoa com deficiência. C) Incorreta, porque a lei garante que todos os operadores de atendimento telefônico recebam o mesmo salário. - Embora a lei garanta igualdade salarial, essa afirmação é muito genérica e não aborda diretamente a questão da deficiência. D) Incorreta, porque a Constituição Federal veda expressamente a discriminação no tocante ao salário de pessoas com deficiência. - Esta alternativa é a mais correta, pois a Constituição realmente proíbe a discriminação salarial, garantindo que todos tenham direito a salários iguais para funções iguais. E) Correta, porque a Constituição Federal garante liberdade empresarial e cada um pode administrar sua empresa como achar melhor. - A liberdade empresarial não pode ser usada como justificativa para discriminação salarial. Diante dessa análise, a alternativa correta é: D) Incorreta, porque a Constituição Federal veda expressamente a discriminação no tocante ao salário de pessoas com deficiência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os principais órgãos de que a ONU é constituída estão:
A) Conselho de Segurança e OTAN.
B) Conselho de Segurança e Tribunal Internacional de Justiça.
C) Assembleia Geral e UNESCO.
D) Conselho de Segurança e OIT.
E) Assembleia Geral e Conselho de Paz.

Uma pessoa é suspeita de haver praticado o furto de uma bicicleta e levado esse objeto para dentro da sua casa. A polícia é chamada ao local e pela fresta do portão consegue ver a bicicleta jogada no quintal do acusado de furto. Os policiais pedem para entrar, mas o acusado se recusa a abrir porque alega que ninguém pode entrar em sua casa sem sua permissão, somente se estiver munido de determinação judicial. Mesmo assim os policiais ingressam na casa sem autorização do morador. Isso se caracteriza como:
Exercício de uma possibilidade prevista expressamente na Constituição Federal por se tratar de flagrante delito.
Descumprimento de um direito fundamental expresso na Constituição Federal.
Descumprimento de normas internacionais da ONU e que sujeitará o país a uma punição.
Descumprimento de ordem judicial que sujeitará os policiais à punição pela corporação à qual pertencem.
Cumprimento do poder supremo da polícia sobre os cidadãos.
a.
b.
c.
d.
e.

O governo de um determinado país determina que saúde e educação são direitos humanos que serão protegidos, mas que não haverá liberdade de expressão e nem de circulação para os cidadãos. A ONU se insurge contra essa determinação e alega que essa decisão agride uma das características essenciais dos direitos humanos que é a:
A) Imprescritibilidade.
B) Indivisibilidade.
C) Inalienabilidade.
D) Irrenunciabilidade.
E) Efetividade.

Entre OS crimes contra a humanidade estao incluidos:
A) O exterminio e a escravidao de seres humanos.
B) Violacao de tratados e acordos internacionais.
C) Participacao em conspiracao para a guerra.
D) Tratamento cruel de prisioneiros.
E) Assassinato de refens ou prisioneiros.

Os casos de intolerância de gênero são corriqueiros no Brasil e, infelizmente, nem sempre os autores das agressões são identificados e punidos. Nenhuma pessoa pode ser discriminada em razão de sua orientação sexual, porque:
A) O Brasil é um pais de diversidade cultural e histórica.
B) A religião de cada um deve ser respeitada.
C) A Constituição Federal admite vários géneros na sociedade.
D) A Constituição Federal veda qualquer tipo de preconceito ou forma de discriminação.
E) A tendência mundial é pela diversidade de gêneros e orientações sexuais.

O órgão da ONU que tem por objetivo liderar os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar é:
A) UNESCO.
B) OIT.
C) UNICEF.
D) FAO.
E) OPAS.

Mais conteúdos dessa disciplina