Logo Passei Direto
Buscar
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que o desenvolvimento infantil deve ser garantido por meio de práticas que considerem as múltiplas dimensões da existência humana.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta para preencher as lacunas acima:
segurança – competências – exclusão
identidade – habilidades – experiências
autonomia – rotinas – competências
afetividade – normas – respostas prontas
rotina – brincadeiras – dispersão
User badge image
Praticando Para o Saber

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe sobre o desenvolvimento infantil. A BNCC enfatiza a importância de práticas que considerem as múltiplas dimensões da existência humana, como segurança, identidade, autonomia, afetividade, entre outras. Vamos analisar as opções: a) segurança – competências – exclusão: A inclusão é um princípio da BNCC, então "exclusão" não se encaixa. b) identidade – habilidades – experiências: Esta opção parece estar alinhada com a proposta da BNCC, que valoriza a identidade e as experiências. c) autonomia – rotinas – competências: A autonomia é importante, mas "rotinas" e "competências" não se encaixam perfeitamente na ideia de múltiplas dimensões. d) afetividade – normas – respostas prontas: "Respostas prontas" não se alinha com a proposta de desenvolvimento crítico e reflexivo. e) rotina – brincadeiras – dispersão: "Dispersão" não é um conceito que se relaciona com o desenvolvimento infantil de forma positiva. A alternativa que melhor se alinha com a proposta da BNCC, considerando as múltiplas dimensões da existência humana, é: b) identidade – habilidades – experiências.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Muitas situações de racismo no contexto escolar terminam sendo silenciadas pelos docentes por não saberem como lidar com esse fato ou, por vezes, não terem aguçado o olhar para reconhecer tais ocorrências.
Diante disso, qual alternativa abaixo não se relaciona com possíveis consequências do silenciamento por parte dos adultos?
É na infância, principalmente, que as experiências de racismo mais marcam e ferem.
Não existe práticas de racismo entre crianças.
Todas as alternativas estão incorretas.
A criança negra pode reagir com agressividade e/ou isolamento do grupo por ainda não saber defender-se ou denunciar a discriminação sofrida.
As crianças brancas podem se sentir autorizadas a continuar reproduzindo o racismo com crianças negras.

Os estudos da Sociologia da Infância priorizam que a noção de criança e infância não podem ser compreendidas como sinônimos.
Isso se justifica:
por a infância ser uma categoria social e a criança um sujeito pertencente a ela.
por uma questão de diferenciação na língua portuguesa.
por haver diferentes fases da infância, de acordo com a faixa etária, que precisam ser consideradas ao discutir essa categoria.
porque criança é um conceito da sociologia, enquanto infância é da medicina.
por crianças serem diferentes umas das outras, enquanto infância é a mesma coisa para todos.

Mais conteúdos dessa disciplina