Questão 5: As Diretrizes Brasileiras de Obesidade (Abeso, 2016) esclarecem a importância de profissionais da área da saúde, quando em consulta com seus pacientes, identificarem o peso na avaliação inicial, pois, ao constatar a presença de sobrepeso e obesidade, o paciente deve ser encaminhado:
A) Ao professor de Educação Física nas academias de ginástica para seguir em avaliação inicial mais específicas, a fim de determinar e planejar o tratamento adequado.
B) Ao especialista e/ou à equipe multiprofissional para seguir em avaliação mais específica, a fim de determinar e planejar o tratamento adequado.
C) Ao cardiologista do Hospital do Coração para seguir em avaliação mais especifica, a fim de determinar e planejar o tratamento adequado.
D) Ao enfermeiro do SUS para seguir em avaliação mais especifica, a fim de determinar e planejar o tratamento adequado.
E) Ao oncologista para seguir em avaliação mais especifica, a fim de determinar e planejar o tratamento adequado.
Ed
há 3 dias
Para responder a essa questão, é importante considerar o que as Diretrizes Brasileiras de Obesidade (Abeso, 2016) recomendam em relação ao encaminhamento de pacientes com sobrepeso e obesidade. O tratamento da obesidade geralmente requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes profissionais da saúde. Analisando as alternativas: A) Ao professor de Educação Física nas academias de ginástica - Embora a atividade física seja importante, o encaminhamento inicial deve ser mais abrangente. B) Ao especialista e/ou à equipe multiprofissional - Esta opção é a mais adequada, pois envolve uma avaliação mais completa e um planejamento de tratamento que pode incluir médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros. C) Ao cardiologista do Hospital do Coração - Embora o cardiologista possa ser importante, o encaminhamento deve ser mais amplo e não restrito a um único especialista. D) Ao enfermeiro do SUS - Embora o enfermeiro possa ajudar, o encaminhamento deve incluir uma equipe multiprofissional. E) Ao oncologista - Esta opção não é relevante para o tratamento da obesidade. Portanto, a alternativa correta é: B) Ao especialista e/ou à equipe multiprofissional para seguir em avaliação mais específica, a fim de determinar e planejar o tratamento adequado.