Logo Passei Direto
Buscar
Considere que o transformador do experimento é um transformador ideal sem carga e possui o mesmo número de espiras demonstrado no laboratório (primário possui 600 espiras e secundário possui 300 espiras). A tensão de entrada é de 3,1 V. Sendo um transformador ideal, a tensão de saída será diferente do experimento.
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Para o caso exposto, a tensão de saída é igual a 1,55 V.
B Para o caso exposto, a tensão de saída é igual a 3,1 V.
C Para o caso exposto, a tensão de saída é igual a 1,13 V.
D Para o caso exposto, a tensão de saída é igual a 5,1 V.
User badge image
Questões para o Sucesso

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para resolver a questão sobre o transformador ideal, podemos usar a relação de transformação de tensões, que é dada pela fórmula: \[ \frac{V_p}{V_s} = \frac{N_p}{N_s} \] onde: - \(V_p\) é a tensão no primário, - \(V_s\) é a tensão no secundário, - \(N_p\) é o número de espiras no primário, - \(N_s\) é o número de espiras no secundário. No seu caso: - \(N_p = 600\) espiras, - \(N_s = 300\) espiras, - \(V_p = 3,1\) V. Substituindo na fórmula, temos: \[ \frac{3,1}{V_s} = \frac{600}{300} \] Simplificando a fração: \[ \frac{3,1}{V_s} = 2 \] Agora, isolando \(V_s\): \[ V_s = \frac{3,1}{2} = 1,55 \text{ V} \] Portanto, a tensão de saída \(V_s\) é igual a 1,55 V. A alternativa correta é: A Para o caso exposto, a tensão de saída é igual a 1,55 V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dois transformadores, T1 e T2, serão ligados em paralelo na alimentação de uma fábrica.
Para que seja possível o paralelismo entre T1 e T2, as suas bobinas devem ser conectadas de acordo com o mesmo grupo. Ou seja, só se pode ligar transformadores com o mesmo deslocamento angular, seja de 0° ou 30°. Sobre o paralelismo entre T1 e T2 e o modo de conexão das suas bobinas, analise as sentenças a seguir:
I- Estrela - triângulo e triângulo - estrela.
II- Estrela - estrela e estrela - zigue-zague.
III- Estrela - estrela e triângulo - estrela.
IV- Triângulo - zigue-zague e triângulo - estrela.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Motores elétricos apresentam, em sua estrutura, um conjunto de elementos que, quando excitados por tensão elétrica, promovem o movimento rotativo do motor. Uma das principais partes dos motores com ímãs permanentes são, justamente, os ímãs. Desta forma, os ímãs permanentes existentes em motores elétricos sempre são componentes de parte do motor.
Sobre esta parte do motor, assinale a alternativa CORRETA:
A Campo.
B Estator.
C Rotor.
D Rolamento.

O estator é a parte fixa do motor, protegido pela carcaça, e o rotor a parte interna, a qual sofre movimento angular. Nos motores para, rotacionar e, nos geradores, para transformar a energia cinética do induzido. Sobre as características construtivas do estator e rotor da máquina CA e sua classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O núcleo da parte estática da máquina (rotor) é laminado para reduzir perdas.
( ) Possibilitar o funcionamento das partes móveis da máquina elétrica é a função do entreferro.
( ) As ranhuras nos núcleos são utilizadas para acomodar as bobinas (grupo de enrolamentos).
( ) O rotor é o componente do motor passível de movimento, então, o núcleo da parte estática da máquina (estator) é laminado para reduzir perdas.
A V - F - F - F.
B V - V - F - F.
C F - V - V - F.
D F - V - F - V.

Os transformadores são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos.
Sobre a operação dos transformadores em regime permanente, analise as sentenças a seguir:
I- O regime transitório é aquele que antecede o regime estacionário.
II- A análise do regime permanente determina um modo de operação em que todos os equipamentos trabalhem dentro dos mesmos limites de tensão, frequência, entre outros.
III- Para a análise de transformadores em regime permanente, deve ser considerado o fato de que o equipamento está ligado a uma fonte de tensão senoidal e a uma carga linear.
IV- Operações a vazio ou em curto-circuito são utilizadas para a manutenção dos equipamentos.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Considere três transformadores idênticos de 150 kVA - 5.500/380 V - 60 Hz. Esses transformadores são utilizados para a montagem de um banco trifásico na ligação estrela-delta. Quanto ao valor aproximado da tensão de linha nominal do primário, assinale a alternativa CORRETA:
A 10.130 V.
B 11.430 V.
C 9.425 V.
D 9.526 V.

Conforme a ABNT NBR 5356-1:2007, um transformador é um equipamento elétrico que funciona mediante a indução eletromagnética, por meio da utilização de dois ou mais enrolamentos. Sua finalidade é transformar a tensão e a corrente da entrada e da saída, mantendo praticamente a mesma potência e não alterando a frequência de trabalho.
Sobre as normas da ABNT e transformadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os transformadores fabricados e comercializados hoje em dia no âmbito nacional, devem necessariamente estar submetidos à ABNT NBR 5356-1:2007.
( ) Como os transformadores são equipamentos muito importantes, as atividades de verificação e comissionamento são essenciais para garantir o seu bom funcionamento.
( ) O equipamento que for comercializado fora do País, deve atender ainda às normas internacionais e às exigidas pelo cliente.
( ) As normativas vigentes atualmente permitem a padronização dos equipamentos disponíveis no mercado.
A F - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - V.
D V - F - V - F.

Um motor de indução trifásico de 7HP, fator de potência de 0,85 e escorregamento de 2%, possui uma corrente induzida no rotor de 15A e uma resistência no rotor de 0,3 ohms. Com base na perda no cobre do rotor e a potência convertida, assinale a alternativa CORRETA:
A 90 W e 4410 W.
B 212 W e 8954 W.
C 202,5 W e 9922 W.
D 218 W e 7486 W.

Mais conteúdos dessa disciplina