Logo Passei Direto
Buscar
A certificação ambiental por meio do Regulamento Técnico de Qualidade para o nível de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas, conhecido como RTQ�C, pode apontar o nível de eficiência energética de um edifício.
Sobre essas temáticas, analise as especificações apresentadas abaixo.
I. As variáveis a serem consideradas para análise de eficiência envolvem a análise de geometria da envoltória, os sistemas de ar-condicionado, os sistemas de iluminação e a potência instalada dos equipamentos do edifício.
II. Para certificar a envoltória de uma edificação comercial, é preciso levar em consideração os ângulos de sombreamento de aberturas, o percentual de abertura da fachada, a absortância e a transmitância térmica.
III. O percentual de sombreamento de aberturas, a quantidade de aberturas na fachada, o atraso térmico e a iluminação zenital são itens que compõem a análise de eficiência de uma envoltória.
IV. Os níveis de eficiência energética de um edifício podem ir de A a E, e materiais utilizados na envoltória podem ser pré-requisitos para se alcançar determinadas etiquetas.
A - Estão corretas as afirmativas: I e II.
B - I e IV.
C - I e III.
D - II e III.
E - II e IV.
User badge image
Tópicos de Sustentabilidade

há 19 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 19 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. As variáveis a serem consideradas para análise de eficiência envolvem a análise de geometria da envoltória, os sistemas de ar-condicionado, os sistemas de iluminação e a potência instalada dos equipamentos do edifício. Verdadeiro, essas variáveis são relevantes para a análise de eficiência energética de edificações. II. Para certificar a envoltória de uma edificação comercial, é preciso levar em consideração os ângulos de sombreamento de aberturas, o percentual de abertura da fachada, a absortância e a transmitância térmica. Verdadeiro, todos esses fatores são importantes na avaliação da eficiência energética da envoltória. III. O percentual de sombreamento de aberturas, a quantidade de aberturas na fachada, o atraso térmico e a iluminação zenital são itens que compõem a análise de eficiência de uma envoltória. Verdadeiro, esses itens também são relevantes para a análise de eficiência. IV. Os níveis de eficiência energética de um edifício podem ir de A a E, e materiais utilizados na envoltória podem ser pré-requisitos para se alcançar determinadas etiquetas. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois os níveis de eficiência energética são geralmente classificados dessa forma. Agora, vamos verificar as alternativas: A - Estão corretas as afirmativas: I e II. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) B - I e IV. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) C - I e III. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) D - II e III. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) E - II e IV. (Corretas, mas não abrangem todas as verdadeiras) Como todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, mas nenhuma alternativa apresenta todas as afirmativas corretas, a resposta correta não está entre as opções fornecidas. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ser humano pode aprender muito com o edifício sustentável. Para tal, é necessário que certas práticas do dia a dia se tornem usuais, um hábito a ser seguido. Um exemplo é a forma que utilizamos algumas áreas da edificação ou até mesmo a aceitação de estruturas que são pouco convencionais, como uma fachada verde. Contudo, algumas áreas ainda são um desafio para os arquitetos, como por exemplo a manutenção de certas estruturas.
Essas áreas são mais complicadas, por quê? Assinale a alternativa correta.
A - A manutenção predial é algo arriscado e deve ficar a cargo da administração do edifício, seguindo as regras sanitárias estabelecidas pela própria convenção do condomínio, isentando seus moradores de qualquer responsabilidade.
B - A sustentabilidade está ligada à forma como organizamos nossa vida em função de ações de valor ambiental, logo manter as edificações é um dever de empresas específicas para isso, mas com selos sustentáveis para funcionamento.
C - Organizar a forma como as pessoas podem ajudar na manutenção do espaço público é um dever do arquiteto e permitir que os habitantes compreendam a forma como fazer isso também, sem a iniciativa da população, afinal eles apenas usam o espaço.
D - É preciso que o poder público compreenda que a manutenção é fundamental para o bom funcionamento da cidade e, portanto, não pode fraquejar em deixar a cidade organizada e limpa para a população.
E - Porque o habitante da cidade do século XXI deve entender que parte do ambiente, mesmo que público, é seu. E é no sentimento de pertencimento que se caminha para uma arquitetura própria, onde a responsabilidade recai também sobre os habitantes.

Mais conteúdos dessa disciplina