Logo Passei Direto
Buscar
Na teoria psicanalítica, ter consciência é perceber mundo, as sensações, os sentimentos, os afetos, as lembranças, os desejos, as fantasias, e os pensamentos propriamente ditos. Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. Curitiba: InterSaberes, 2018. 102.
Considerando extrato de texto e conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa que complementa corretamente significado de consciência:
A É formada por desejos, instintos e pulsões.
B Manifesta-se por meio de atos falhos.
C É a própria subjetividade do sujeito.
User badge image
EducacaoHistorica

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de consciência na teoria psicanalítica. A) É formada por desejos, instintos e pulsões. - Esta alternativa se refere mais ao inconsciente, que é composto por desejos e pulsões que não estão acessíveis à consciência. B) Manifesta-se por meio de atos falhos. - Os atos falhos são manifestações do inconsciente, mas não definem a consciência em si. C) É a própria subjetividade do sujeito. - Esta alternativa se alinha mais com a definição de consciência, pois a consciência envolve a percepção do mundo e a subjetividade do indivíduo. Diante dessa análise, a alternativa que complementa corretamente o significado de consciência na teoria psicanalítica é: C) É a própria subjetividade do sujeito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais conteúdos dessa disciplina