Logo Passei Direto
Buscar
“É considerado o primeiro filósofo da modernidade e o próprio ‘pai da filosofia moderna’” A qual filósofo a afirmação acima faz referência? a. Immanuel Kant. b. David Hume. c. Francis Bacon. d. Baruch Spinoza. e. René Descartes.
User badge image
Vanderli Trovo

há 19 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 19 horas

A afirmação "É considerado o primeiro filósofo da modernidade e o próprio ‘pai da filosofia moderna’" refere-se a René Descartes. Ele é amplamente reconhecido por ter estabelecido as bases do pensamento moderno, especialmente com sua famosa frase "Penso, logo existo". Analisando as alternativas: a) Immanuel Kant - Importante filósofo, mas não é considerado o "pai da filosofia moderna". b) David Hume - Filósofo empirista, mas não é o "pai da filosofia moderna". c) Francis Bacon - Contribuiu para o método científico, mas não é o "pai da filosofia moderna". d) Baruch Spinoza - Filósofo importante, mas não é o "pai da filosofia moderna". e) René Descartes - Correto, é considerado o "pai da filosofia moderna". Portanto, a alternativa correta é: e) René Descartes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Foi no bojo da Escola de Frankfurt que surgiu o conceito de indústria cultural, mais especificamente no livro Dialética do esclarecimento, escrito pelos filósofos da primeira geração Theodor Adorno e Max Horkheimer. Para eles, uma das maneiras de dominação capitalista se daria pela cultura.
Marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS
( ) A Indústria cultural possui mais um condão de saber;
( ) A cultura é uma mercadoria paradoxal;
( ) O termo cultura de massa não poderia mais ser empregado;
( ) O mote da indústria cultural é fazer com que o espectador precise pensar;
( ) Há todo um sistema que impõe e controla o que deve ser consumido e por quanto tempo.
a. V-V-F-V-F.
b. V-F-F-V-F.
c. F-F-F-V-V.
d. F-V-V-F-V.
e. V-V-V-F-F.

O prazer e o desprazer resultam da experiência que o indivíduo tem com o mundo externo. É natural que haja a busca e o apego pelo prazer, assim como a repulsa e a fuga quanto existe o desprazer.
Essa afirmação refere-se a qual filósofo empirista?
a. George Berkeley.
b. Thomas Hobbes.
c. Francis Bacon.
d. John Locke.
e. David Hume.

“Promove a valorização da vida prática do trabalho e da disciplina para o trabalho, além do uso racional dos bens monetários e da noção de que a pluralidade de bens materiais (e os benefícios que eles trazem) é dádiva de Deus; o indivíduo não sente vergonha da riqueza, pois é merecedor dela”. (FERREIRA, 2015, p. 27)
De qual elemento do período renascentista o trecho está falando?
a. Reforma Estudantil.
b. Reforma Feudalista.
c. Contrarreforma.
d. Revolução Científica.
e. Reforma Protestante.

A Natureza é pensada como um grande Todo Vivente, internamente articulado e relacionado pelas formas variadas da Semelhança, indo dos minerais escondidos no fundo da terra ao brilho dos astros no firmamento, das coisas aos homens, dos homens a Deus. Essa ideia de totalidade vivente se exprime na frase de Giordano Bruno: "A Natureza opera a partir do Centro" (La Natura opra dal centro).
De qual característica da filosofia da Idade Moderna o trecho está falando?
a. Cientificismo.
b. Racionalismo.
c. Valorização da natureza.
d. Empirismo.
e. Antropocentrismo.

No caso da indução baconiana, o processo de investigação inicia-se pelas tábuas, isto é, pela enumeração dos fatos no qual o fenômeno observado se repete. Há três instâncias ou três tipos de tábuas. Segundo a teoria baconiana, quais seriam essas tábuas?
a. Tábua da presença, tábua da resistência e tábua dos degraus.
b. Tábua rasa, tábua cheia e tábua média.
c. Tábua da resistência, tábua dos degraus e tábua rasa.
d. Tábua preta, tábua branca e tábua cinza.
e. Tábua da presença, tábua da ausência e tábua dos graus.

No cerne de seu pensamento está a noção de magia, mais especificamente ‘magia religiosa’ que retorna ao paganismo neoplatônico, aos deuses gregos e, além disso, ao caráter da ‘religião egípcia’. Esse movimento ‘mágico-renascentista’, destoante da pureza do cristianismo, foi detectado na obra de alguns pensadores renascentistas, como Ficino. A qual filósofo essa afirmação se refere?
a. Nicolau Maquiavel.
b. Erasmo de Roterdã.
c. Giordano Bruno.
d. João Calvino.
e. Nicolau de Cusa.

Mais conteúdos dessa disciplina