Logo Passei Direto
Buscar
O sistema nervoso autônomo (SNA) é um conjunto complexo de neurônios que regulam a homeostase interna sem intervenção consciente ou controle voluntário do sistema nervoso central.
Com relação a esse sistema, avalie as afirmativas.
I. A remoção de noradrenalina e de adrenalina das sinapses ocorre por recaptação para o terminal pré-sináptico ou por difusão para o sangue. Esses transmissores podem ser degradados por enzimas, como a monoamina oxidase e a catecol-o-metil transferase.
II. A descarga em massa, considerada uma resposta de alarme, acontece em ambas as divisões, simpática e parassimpática, e refere-se a um evento que ocorre ativando o sistema no corpo todo.
III. As vias simpáticas secretam catecolaminas, que se ligam a receptores adrenérgicos dos tipos alfa e beta, enquanto as vias parassimpáticas secretam acetilcolina, que se liga a receptores musculínicos.
IV. A medula da suprarrenal é um gânglio simpático modificado; os neurônios pós-ganglionares simpáticos partem da medula espinal para a medula da suprarrenal, onde liberam adrenalina.
III e IV.
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 20 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 20 horas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A remoção de noradrenalina e de adrenalina das sinapses ocorre por recaptação para o terminal pré-sináptico ou por difusão para o sangue. Esses transmissores podem ser degradados por enzimas, como a monoamina oxidase e a catecol-o-metil transferase. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. II. A descarga em massa, considerada uma resposta de alarme, acontece em ambas as divisões, simpática e parassimpática, e refere-se a um evento que ocorre ativando o sistema no corpo todo. Falso, a descarga em massa é uma característica da divisão simpática, não da parassimpática. III. As vias simpáticas secretam catecolaminas, que se ligam a receptores adrenérgicos dos tipos alfa e beta, enquanto as vias parassimpáticas secretam acetilcolina, que se liga a receptores musculínicos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. IV. A medula da suprarrenal é um gânglio simpático modificado; os neurônios pós-ganglionares simpáticos partem da medula espinal para a medula da suprarrenal, onde liberam adrenalina. Falso, os neurônios que se conectam à medula da suprarrenal são pré-ganglionares, e a medula da suprarrenal secreta adrenalina em resposta à estimulação. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - III e IV: Falso, IV é falso. - I e II: Falso, II é falso. - I e III: Verdadeiro, ambos são verdadeiros. - I e IV: Falso, IV é falso. - II e IV: Falso, ambos são falsos. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante uma viagem internacional Rio de Janeiro - Milão, um passageiro de aproximadamente 60 anos de idade evolui com rebaixamento do nível de consciência, e a comissária de bordo solicita a ajuda de profissionais da área de saúde para atender a ocorrência. Por ser estudante aplicado do curso de Medicina e, sentindo-se apto ao auxílio no ambiente seguro, você prontamente apresenta-se e assume a cena.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta de atitudes a serem tomadas na situação descrita.
Verificar responsividade, verificar pulso e solicitar ajuda/desfibrilador.
Verificar pulso, verificar responsividade e solicitar ajuda/desfibrilador.
Solicitar ajuda/desfibrilador, verificar responsividade e verificar pulso.
Verificar pulso, solicitar ajuda/desfibrilador e verificar responsividade.
Solicitar ajuda/desfibrilador, verificar pulso e verificar responsividade.

A anamnese médica tem, entre outros objetivos, conhecer os sinais e os sintomas provenientes da história clínica do paciente, a fim de gerar uma hipótese diagnóstica, a partir de um raciocínio clínico. Para a anamnese, podemos fazer uso de técnicas de entrevista que auxiliarão no processo de criação de vínculo médico-paciente e na coleta de informações.
A respeito das técnicas de entrevista em Medicina, leia as perguntas a seguir, dirigidas a uma paciente que se queixa de falta de ar.
I. “Como a senhora se sente?”
II. “Sobre a sua falta de ar, em que situações ela ocorre?”
Apenas a primeira é uma pergunta focada.
Nenhuma das perguntas é pertinente ao caso apresentado.
As duas perguntas são focadas e devem iniciar a entrevista na sequência apresentada.
As duas perguntas não são focadas, mas devem ser formuladas pelo médico.
Apenas a segunda é uma pergunta focada.

Leia o texto a seguir. Umas das frentes da telemedicina, a teleconsulta, como o próprio nome indica, é uma consulta médica em que o paciente se encontra distante fisicamente do profissional de saúde. Apesar das vantagens, essa modalidade ainda não tem uma regulamentação específica no Brasil e é permitida apenas para discussão de casos clínicos entre profissionais da saúde. Durante a pandemia mundial de COVID - 19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu uma exceção, permitindo esse tipo de atendimento. Neste cenário mundial, a teleconsulta não só é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles em grupo de risco, protegidos em casa, como ajuda a desafogar o sistema de saúde. A consulta online também amplia a oferta de especialistas a comunidades em áreas remotas que têm carência destes profissionais.
Considerando-se os aspectos bioéticos da corrente principalista, assinale a alternativa que indica o princípio que está associado ao “Termo de Consentimento Esclarecido” na teleconsulta.
Autonomia.
Assistencialismo.
Justiça.
Beneficência.
Não maleficência.

Os componentes essenciais do encontro clínico são o médico e o paciente. Na maioria dos casos, o encontro também conta com um familiar. O encontro dinâmico depende do padrão de comportamento dos participantes, como, por exemplo, a disponibilidade interna, as questões conscientes e inconscientes, os mecanismos de defesa e a personalidade. De acordo com o Porto & Porto (2014, p.168), os padrões médicos apresentam características que os definem.
Sobre esse tema, considere os padrões numerados de 1 a 5 e as descrições apresentadas na sequência.
1. Padrão paternalista
2. Padrão frustrado
3. Padrão tecnicista
4. Padrão otimista
5. Padrão inseguro
( ) Pode ser traço de personalidade.
( ) Dá excessivo valor às tecnologias para fazer diagnósticos ou tratamentos.
( ) Na relação médico/paciente, o médico assume o padrão de dar “conselhos” ou ordens, sem levar em consideração a opinião do paciente e família.
( ) Sente-se como herói.
( ) Esse tipo de padrão pode ser gerado por uma experiência pessoal negativa de atendimento com médicos de padrão agressivo.
5 – 3 – 1 – 4 – 2
5 – 2 – 1 – 3 – 4
4 – 3 – 2 – 1 – 5
5 – 3 – 1 – 2 – 4
4 – 5 – 2 – 1 – 3

Paciente L. L. M., do sexo feminino, de 43 anos, é convocada a apresentar-se no fórum de Itajaí (SC) para submeter-se à avaliação pericial. Atualmente, está afastada do trabalho devido a dificuldades de relacionamento e a condutas inadequadas no ambiente de trabalho. É funcionária pública. Quando questionada sobre a história clínica pregressa e farmacológica, além dos hábitos de vida, não é cooperativa. Fornece respostas irônicas e é verbalmente agressiva (faz uso de palavras de baixo calão). Após ouvir explicações sobre a necessidade e a importância da abordagem de tais temas, acaba confessando uso diário de álcool. Apresenta história afetiva conturbada, com vários parceiros ao longo da vida, mas recusa-se a dar mais informações. Exame físico sem alterações.
Sobre o tipo de paciente e a conduta do profissional no caso clínico acima, assinale a alternativa correta.
A paciente é calada, devido ao estado depressivo, e a conduta envolve paciência do profissional e insistência para estimular o diálogo com ela.
A paciente pode apresentar déficit auditivo, e descobrir seu método preferido de comunicação pode facilitar a coleta de informações.
A paciente é hostil, tem desestabilização de humor, provavelmente associada ao uso de álcool; cabe ao médico promover ambiente seguro a toda a equipe envolvida no atendimento.
A paciente apresenta problemas pessoais, o que é confirmado pelo uso diário de álcool, e a opinião do médico sobre o assunto pode ser de extrema importância para a resolução do caso.
A paciente apresenta retardo cognitivo, o que demanda a ajuda dos acompanhantes para a coleta de mais informações.

Explorar a sexualidade dos pacientes envolve sempre grande carga emocional. Sobre tal assunto, avalie as afirmativas a seguir.
É correto o que se afirma apenas em
I. Envolve a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o que pode salvar vidas.
II. Previne gestações indesejadas e não planejadas, as quais colocam em risco a qualidade de vida de mães e filhos.
III. Promove o tratamento de disfunções sexuais, o que possibilita melhora das relações interpessoais.
IV. Envolve assunto de caráter íntimo e genital, não sendo necessário a coleta de tais informações para generalistas.
II e III.
III e IV.
I e II.
I e IV.
I, II e III.

Paciente M. S. L., do sexo feminino, 67 anos, vem à consulta com queixa de queimação na boca do estômago e diz que isso sempre acontece quando toma medicação para dor nas costas, ou quando come sua famosa macarronada de domingo. Relata que, além disso, em um desses episódios de dor, chegou a vomitar sangue e isso a deixou muito assustada. Procurou auxílio para investigação dos sintomas. Durante a entrevista médica, a paciente relata também a existência de dor retroesternal quando engole o alimento e que, em alguns dias, sente o alimento voltando para a boca após engolir, quando come muito rápido.
Assinale a alternativa que identifica os sintomas apresentados pela paciente, na sequência em que aparecem no texto.
Regurgitação, hemoptise, odinofagia e pirose.
Regurgitação, hematêmese, odinofagia e pirose.
Pirose, hematêmese, odinofagia e regurgitação.
Regurgitação, hematêmese, disfagia e pirose.
Pirose, hematêmese, disfagia e regurgitação.

Mais conteúdos dessa disciplina