As aplicações de Qualidade de Serviço (QoS) são essenciais para garantir o funcionamento eficiente de diversas atividades em redes de computadores, especialmente em contextos nos quais a demanda por desempenho é alta. Videoconferências e Voz sobre IP (VoIP) requerem baixa latência e jitter para assegurar uma comunicação clara e sem interrupções. No caso de streaming de vídeo, a largura de banda deve ser suficiente para evitar buffering e garantir uma experiência de visualização contínua. Já em jogos on-line, a latência mínima e a baixa perda de pacotes são fundamentais para oferecer uma experiência de jogo fluida e responsiva. A correta implementação de QoS em redes, portanto, deve considerar as necessidades específicas de cada tipo de aplicação para assegurar um desempenho adequado.
OLIVEIRA, D. B.; LUMMERTZ, R. S.; SOUZA, D. C.
Qualidade e desempenho de redes
. Porto Alegre: Grupo A, 2020.
Em uma rede corporativa com aplicações simultâneas de videoconferências, streaming de vídeo e jogos on-line, como a QoS deve ser configurada para evitar problemas de desempenho e garantir a qualidade dos serviços?
Ed
anteontem
Para garantir a qualidade dos serviços em uma rede corporativa que utiliza simultaneamente videoconferências, streaming de vídeo e jogos on-line, é fundamental priorizar as aplicações que mais exigem desempenho em termos de latência e jitter. Analisando as opções: 1. Configurar QoS para maximizar a largura de banda disponível para o streaming de vídeo, mesmo que isso aumente a latência nos jogos on-line e videoconferências. - Isso não é ideal, pois compromete a qualidade das aplicações mais sensíveis. 2. Alocar mais largura de banda para o streaming de vídeo em detrimento das aplicações de jogos on-line e VoIP. - Novamente, isso prejudica as aplicações que requerem menor latência. 3. Priorizar o tráfego de videoconferências e VoIP, mesmo que isso resulte em uma leve queda na qualidade do streaming de vídeo. - Essa opção é válida, pois videoconferências e VoIP são mais sensíveis à latência. 4. Definir políticas de QoS que assegurem a baixa latência e jitter para videoconferências e VoIP, sem comprometer significativamente a largura de banda disponível para streaming de vídeo. - Esta é a melhor opção, pois garante a qualidade das aplicações mais críticas sem sacrificar muito o streaming. 5. Implementar uma política de QoS que equilibre a latência e jitter entre videoconferências e jogos on-line, com menor foco na largura de banda do streaming de vídeo. - Isso pode não ser suficiente para garantir a qualidade das videoconferências e VoIP. A opção que melhor atende às necessidades de QoS em uma rede com essas aplicações é: d) Definir políticas de QoS que assegurem a baixa latência e jitter para videoconferências e VoIP, sem comprometer significativamente a largura de banda disponível para streaming de vídeo.