Logo Passei Direto
Buscar

Considerando o que foi estudado sobre autismo, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa INCORRETA:



  • O diagnóstico do autismo realizado por especialistas desconsidera critérios comportamentais, ou seja, distúrbios na interação social, comunicação e padrões restritos de comportamento e interesse.

  • Gustavo Teixeira (2016) define o autismo como uma síndrome de início precoce caracterizada por alterações marcantes no desenvolvimento da linguagem e da interação social.

  • As pesquisas realizadas sobre o autismo até a década de 1970 não conseguiram explicar os sintomas do transtorno, principalmente as dificuldades de relacionamento social.

  • Kanner (1943) definiu o autismo como um distúrbio infantil caracterizado por uma inabilidade inata de relacionar-se afetivamente com outras pessoas, apresentando uma minuciosa descrição desse transtorno.

Do ponto de vista do construtivismo, aprendizagem é construção, ação e tomada de consciência da coordenação das ações. Considerando o que foi estudado sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:  ( ) Em relação ao aprendizado específico da leitura e da escrita, este está vinculado a um conjunto de fatores que adota como princípios o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização, devendo haver condições internas e externas necessárias ao seu desenvolvimento.  ( ) Ao se estudar alterações no processo de aprendizagem da linguagem oral, frequentemente verifica-se a ocorrência de posteriores dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita.  ( ) Com base em análises feitas sobre os comportamentos envolvidos nos processos da leitura e da escrita, é possível verificar a classificação de uma única e exclusiva habilidades básica necessária à alfabetização:


  •   V V F.

  • F V F.

  • V V V.

  • F F V.

O autista, em geral, apresenta comprometimentos em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. A isto, denomina-se tríade. Considerando o exposto e o que foi estudado, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, referente a essa tríade. I. Desvios qualitativos da comunicação. II. Desvios qualitativos na sociabilização.  III. Desvios qualitativos na imaginação. (  ) Esta dificuldade pode ser percebida por uma forma de brincar desprovida de criatividade e pela exploração peculiar de objetos e brinquedos.  ( ) São assim chamados pela dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Isto inclui gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.  ( ) Significam a dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas :


  • II, I, III.

  • II, III, I.

  • I, II, II.

  • III, I, II.

Considerando o que foi estudado, referente a algumas técnicas com crianças com autismo. Analise o trecho citado abaixo, e marque a alternativa CORRETA, referente ao assunto.  “É um meio facilitador da comunicação desenvolvido em Melbourne, Austrália, inicialmente para pessoas portadoras de paralisia cerebral, e mais tarde adotado também para pessoas com autismo. Podemos resumi-la ao uso de um teclado de máquina de escrever ou computador, no qual uma pessoa que tem autismo transmite seus pensamentos com a ajuda do facilitador, que lhe oferece o necessário suporte físico”.


 


  • Comunicação Facilitada.

  • Integração Auditiva.

  • O computador.

  • Integração Sensorial.

Considerando

o que foi estudado, preencha CORRETAMENTE, as lacunas abaixo.


O ________refere-se a um grupo de transtornos

caracterizados por uma tríade de prejuízos qualitativos, quanto à

interação________, à comunicação e a____________, que poderão variar em menor

ou maior agravo para a criança que apresente comportamentos restritivos,

repetitivos e estereotipados


  • Autismo, social,
  • comportamentos.

  • pensamento, social,
  • comportamentos.

  •      Autismo,
  • humana, comportamentos.

  • Comportamento,
  • social, interação.


Tempo restante


0

1

:

5

1

:

0

1


FACULDADE IGUAÇU - FI



User badge image
Em estrela do leste

ontem

Respostas

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina