Buscar

Fisiologia

Descreva duas atividades na sua aula de Educação Física: 1) A primeira atividade deve ser descrita buscando estimular o sistema Nervoso Simpático. Explique porque ela estimula este sistema. Qual neurotransmissor esta envolvido? 2) A Segunda deve ser descrita buscando estimular o sistema Nervoso Parassimpático. Explique porque ela estimula este sistema. Qual neurotransmissor esta envolvido?

💡 4 Respostas

User badge image

Erick Cooze

oi tudo bem?

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

1)

Atividade: jogar vôlei.

Estimula o Sistema Nervoso Simpático porque esse sistema toma conta do coração e do desprendimento de hormônios para incentivar o corpo a ficar no modo ativo. Os nervos simpáticos expande o batimento cardíaco e o vigor das contrações, aumentando a quantidade de sangue que é bombeada por minuto. O SNS também  reduz os vasos sanguíneos nos órgãos desnecessários durante o treino de vôlei, como os do sistema digestivo, dos órgãos reprodutores e do trato urinário. Para equilibrar, os vasos do coração e dos músculos trabalhados ficam dilatados. Além disso, a vasoconstrição aumenta a pressão sanguínea.

O sistema nervoso desprende na corrente sanguínea os neurotransmissores serotonina e a dopamina.


2)

Atividade: IOGA

Estimula o Sistema Nervoso Parasimpático porque este é responsável por proporcionar uma sensação de relaxamento, fazendo decair a freqüência cardíaca, a taxa de respiração e,portanto, a atividade do locus coeruleus (onde a norepinefrina é produzida). A queda na sintese de norepinefrina diminui a estimulação do hipotálamo, reduzindo também a sintese de hormônios do stress como ACTH e cortisol (eixo HPA – mecanismo citado acima). 

Essa atividade libera neurotransmissores  que  afeta os níveis GABA ( ácido gama-aminobutrílico)

 

Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/2006/04/01/os-canais-do-coracao/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image