A palavra interpretação não pertence exclusivamente aos estudiosos do direito. Ao contrário, é empregada com frequência nos múltiplos ramos do conhecimento e na própria vida comum. Interpretar é explicar, é precisar, é revelar o sentido. No direito existem alguns métodos de interpretação conhecidos, sendo eles:
I - O Método Filológico ou Literal que consiste na reconstrução do pensamento legislativo através das palavras da lei, em suas conexões linguísticas e estilísticas.
II - Método Teleológico: Junto ao momento lógico, deve-se levar em conta a finalidade da norma penal – a ratio legis, que determina o seu valor normativo (proteção de bens jurídicos). Ex: art. 159, CP.
III - A Interpretação Sistemática justifica-se pela ligação entre o Direito vigente e a sua origem (projetos de lei, discussões das comissões, Exposição de Motivos do Código Penal). Ex: art. 121, §1º (Eutanásia – motivo de relevante valor moral). Ratio legis (razão da lei) + Occasio legis (ocasião do surgimento da lei)
IV - A Interpretação Histórica que considera o sistema formado pelas leis, além da norma interpretada. Ex: art. 218-B, §2º, I combinado com art. 217-A, CP.
Questão 3
Escolha uma opção:
a.
I e II
b.
II e IV
c.
III e IV
d.
I
e.
I e IV
Ed
há 7 dias
Vamos analisar cada um dos métodos de interpretação apresentados: I - O Método Filológico ou Literal consiste na reconstrução do pensamento legislativo através das palavras da lei, em suas conexões linguísticas e estilísticas. Isso está correto, pois é um método amplamente reconhecido no direito. II - O Método Teleológico considera a finalidade da norma penal, a "ratio legis", que determina seu valor normativo. Isso também está correto, pois é um método que busca entender a intenção por trás da norma. III - A Interpretação Sistemática justifica-se pela ligação entre o Direito vigente e sua origem, incluindo projetos de lei e discussões. Isso está correto, pois a interpretação sistemática é um método válido e utilizado. IV - A Interpretação Histórica considera o sistema formado pelas leis, além da norma interpretada. Isso também está correto, pois a interpretação histórica analisa o contexto e a evolução das normas. Todos os itens I, II, III e IV estão corretos. No entanto, como a pergunta pede para escolher uma opção, vamos verificar as alternativas: a) I e II. (Corretos) b) II e IV. (Corretos) c) III e IV. (Corretos) d) I. (Correto) e) I e IV. (Corretos) Como todas as opções têm itens corretos, mas não há uma alternativa que contenha todos os métodos, a melhor escolha é a que contém os itens mais amplos. Portanto, a alternativa correta que contém os itens verdadeiros é: a) I e II.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade