A porção seguinte ao esôfago no canal alimentar é o estômago, constituído como uma bolsa muscular cheia de pregas internas, situado abaixo do músculo diafragma, no quadrante superior esquerdo do abdome. Suas funções principais estão relacionadas ao armazenamento de substâncias alimentares na forma de quimo, que é um produto líquido denso pastoso resultante da mistura do bolo alimentar com o suco gástrico, o qual executa a quebra de moléculas específicas de acordo com cada um de seus componentes.
No texto-base da disciplina, discutimos acerca das quebras de moléculas durante a digestão. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O esvaziamento gástrico é controlado pelo esfíncter piloro, que possibilita a passagem do quimo aos poucos para o duodeno. Esse esvaziamento pode ser retardado por um hormônio liberado pelo intestino delgado, chamado de colecistoquinina.
II. ( ) A digestão mecânica e a digestão química ocorrem no estômago sob controle do sistema nervoso autônomo e são desencadeadas e aumentadas pela ativação do componente simpático, que atua durante os processos de reposição de energia.
III. ( ) A quebra de proteínas começa na etapa estomacal, por intermédio da enzima tripsina, componente do suco gástrico, responsável por quebrar as ligações peptídicas entre os aminoácidos que constituem as proteínas.
IV. ( ) A enzima amilase salivar realiza a quebra de em torno de 30% dos triglicerídeos. Ela é secretada pelas glândulas salivares menores na boca, mas age somente no estômago em função do pH muito ácido.
V. ( ) Os processos de digestão mecânica do estômago ocorrem com o auxílio dos movimentos de mistura, que mesclam o bolo alimentar e o suco gástrico, formando o quimo, e os peristálticos, que impulsionam pequenas quantidades do quimo em direção ao duodeno.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a digestão no estômago: I. ( ) O esvaziamento gástrico é controlado pelo esfíncter piloro, que possibilita a passagem do quimo aos poucos para o duodeno. Esse esvaziamento pode ser retardado por um hormônio liberado pelo intestino delgado, chamado de colecistoquinina. É verdadeira (V). O esfíncter piloro realmente controla a passagem do quimo e a colecistoquinina é um hormônio que retarda o esvaziamento gástrico. II. ( ) A digestão mecânica e a digestão química ocorrem no estômago sob controle do sistema nervoso autônomo e são desencadeadas e aumentadas pela ativação do componente simpático, que atua durante os processos de reposição de energia. É falsa (F). A digestão é mais intensificada pelo sistema nervoso parassimpático, que estimula a atividade digestiva. III. ( ) A quebra de proteínas começa na etapa estomacal, por intermédio da enzima tripsina, componente do suco gástrico, responsável por quebrar as ligações peptídicas entre os aminoácidos que constituem as proteínas. É falsa (F). A quebra de proteínas no estômago é iniciada pela pepsina, não pela tripsina, que atua no intestino delgado. IV. ( ) A enzima amilase salivar realiza a quebra de em torno de 30% dos triglicerídeos. Ela é secretada pelas glândulas salivares menores na boca, mas age somente no estômago em função do pH muito ácido. É falsa (F). A amilase salivar atua na digestão de carboidratos, não de triglicerídeos, e seu funcionamento é inibido no ambiente ácido do estômago. V. ( ) Os processos de digestão mecânica do estômago ocorrem com o auxílio dos movimentos de mistura, que mesclam o bolo alimentar e o suco gástrico, formando o quimo, e os peristálticos, que impulsionam pequenas quantidades do quimo em direção ao duodeno. É verdadeira (V). Essa afirmação descreve corretamente os processos de digestão mecânica no estômago. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - F IV - F V - V A sequência correta é: V, F, F, F, V. Portanto, a alternativa correta é: V, F, F, F, V.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade