Logo Passei Direto
Buscar

Direito Constitucional

Biológicas / Saúde
O Brasil adota o sistema federativo, caracterizado pela repartição de competências entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Esse modelo busca equilibrar a autonomia dos entes federativos com a necessidade de preservar a unidade nacional, garantindo que cada esfera de governo exerça funções próprias dentro dos limites constitucionais. Nesse sistema, é correto afirmar que: A) Os municípios integram a federação como entes autônomos, contrariando a ideia de mera descentralização administrativa. B) Apenas a União detém autonomia política plena, restringindo a capacidade decisória dos demais entes federativos. C) Há divisão de responsabilidades entre União, estados e municípios, estabelecida de forma cooperativa e hierarquizada pela Constituição. D) Os estados não são subordinados integralmente ao governo central, mas possuem competências próprias asseguradas pela Constituição. E) Estados e municípios exercem autonomia administrativa e legislativa, sempre condicionada às normas constitucionais vigentes.
User badge image
Danillo Torres Mariniello de Almeida

há 2 meses

Respostas

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina