Buscar

o que é uma lei penal incompleta?

Respostas

User badge image

Jorge Lucas Pereira

Segundo Luiz Flávio Gomes (LFG, para os íntimos), "lei penal incompleta é um gênero, em Direito Penal, que compreende várias espécies, quais sejam:

a) a lei penal em branco;

b) a lei penal que faz referência à outra lei quanto à sanção (exemplo: Lei 2.889/56, que cuida do genocídio, que é denominada de lei penal em branco ao revés ou invertida);

c) a lei que estampa requisitos normativos (exigindo do juiz um juízo de valor - exemplo: art. 233, do CP, ato obsceno).

Ressalte-se, ainda, que a espécie mais expressiva de lei penal incompleta é, indiscutivelmente, a lei penal em branco, que depende de um complemento normativo para a exata compreensão do delito". Espero ter ajudado.

 

(Por favor, se gostou da resposta, aprove-a. É a forma mais gentil de agradecer-me pela resposta solidária.)

4
Dislike0
User badge image

Alexander JR

Lei Penal Incompleta:

De outro norte, estar-se-á frente a uma Lei Penal Incompleta quando ela pender de complementação normativa/valorativa, ou seja, mesmo havendo descrição da conduta proibida, deve-se ter, necessariamente, algum complemento vindo de outra norma, para que, assim, possa-se entender, efetivamente, o limite da proibição.

A Lei Penal Incompleta é um gênero, da qual derivam espécies, quais sejam:

2.1) Norma Penal em Branco: São aquelas que embora exista descrição da conduta proibida, é necessário complemento por outra disposição, seja lei, decreto, regulamentos, etc.

Divide-se em:

2.1.1) Norma Penal em Branco em sentido estrito ou heterogênea: Seu complemento é proveniente de outra norma daquela que a editou.

Exemplo: Artigo 28 da Lei 11.343/2006 – Lei de Drogas (Usuário)

A definição do que consiste a droga referenciada pelo artigo supracitado, é regulamentado pela Portaria n. 344/98, expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vinculada ao Ministério da Saúde.

2.1.2) Norma Penal em Branco em sentido amplo ou homogênea: É aquela em que o complemento normativo é proveniente da mesma fonte legislativa (lei complementada por outra lei).

Esta norma poderá ser subdividida em:

2.1.2.1) Norma Penal em Branco em sentido amplo homóloga ou homovitelina: O complemento normativo está no mesmo documento legal.

Exemplo: Artigos 312 e 327 do Código Penal

A definição da elementar ‘Funcionário Público’ do crime de peculato (art. 312) se encontra descrita no artigo 327 do mesmo diploma legal.

2.1.2.2) Norma Penal em Branco em sentido amplo heteróloga ou heterovitelina: É aquela em que o complemento normativo está em documento legal diverso do que a editou.

Exemplo: Artigo 236 do Código Penal e 1.521 do Código Civil

2.2 Norma Penal Incompleta do tipo aberto: É aquela em que o complemento necessário é valorativo, dado pelo juiz e não normativo.

 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando