Logo Passei Direto
Buscar
Pergunta 6 A palavra sublinhada está incorretamente usada em: Opção A É evidente, sabemos por que ele falou. Opção B Deixou o time porquê perdeu o jogo. Opção C Decida-se porque o ano vai acabar. Opção D Por que razão ela se alegrou tanto? Opção E Não me disse o porquê do filme.
User badge image
Mug Box

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar o uso correto de "por que", "porque", "porquê" e "por quê": - "por que" (separado e sem acento) é usado em perguntas ou quando pode ser substituído por "pelo qual", "pela qual". - "porque" (junto e sem acento) é usado para responder, equivalente a "pois", "uma vez que". - "porquê" (junto e com acento) é um substantivo, significa "o motivo" e geralmente vem acompanhado de artigo. - "por quê" (separado e com acento) é usado no final de frases interrogativas. Analisando as opções: A) "É evidente, sabemos por que ele falou." Aqui, "por que" está correto, pois pode ser substituído por "pelo qual". B) "Deixou o time porquê perdeu o jogo." Aqui, o correto é "porque" (junto e sem acento), pois é uma explicação causal. "Porquê" está incorreto. C) "Decida-se porque o ano vai acabar." Aqui, o correto é "porque" (junto e sem acento), explicando motivo. D) "Por que razão ela se alegrou tanto?" Aqui, "por que" está correto, pois é pergunta. E) "Não me disse o porquê do filme." Aqui, "porquê" está correto, pois é substantivo acompanhado de artigo. Portanto, a palavra sublinhada incorretamente usada está na opção B. Resposta correta: B) Deixou o time porquê perdeu o jogo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina