Buscar

Critérios de modificação de competência

💡 3 Respostas

User badge image

Alexander JR

As regras de competência comportam exceções, que poderão ser modificadas em determinadas situações. A modificação de competência somente ocorrerá quando esta for relativa, a absoluta não admite modificação. Se for relativa (territorial em razão do valor) poderá ser modificada pelas partes ou por prevenção.

– por conexão:quando duas ações tem a mesma causa de pedido (elementos da ação -> no processo tem as partes, depois formular o pedido, o porque que esta pedindo isso – causa de pedido, fatos e os fundamentos jurídicos do pedido. Isso é uma faculdade do juiz. O juiz pode ordenar a reunião dos processos de oficio ou a requerimento das partes – desde que um deles ainda não tenha sidojulgado.

 

– por continência: partes e causa de pedido iguais só que o pedido de uma é mais amplo que o pedido da outra, e por ser mais amplo abrange o das outras. Os pedidos devem ser diferentes, se forem iguais, os três elementos vão ser iguais assim a ação é a mesma. Se esses ações estiverem correndo em separado o juiz deverá determinar a reunião dos processos.

 

-prorrogação da competência:pela regra de competência, deveria ser ajuizada a aço em algum lugar , só que o autor de repente ajuizou em outro lugar, mas a ré não disse absolutamente nada (tinha 15 dias) então há a prorrogação da competência, assom o juiz que antes era incompetente passa a ser competente. Mesmo errada a competência é relativa, não prejudicando. A ré abriu mão de dizer que o juiz era incompetente.

 

– foro de eleição (derrogação): quando se aplica a regra do foro de eleição (através de clausula) e é então modificada a competência, claro se for competência relativa (sobre valor e território).

Só será reconhecida a incompetência do juízo para julgamento da causa se oi juiz vislumbrar a nulidade da clausula do foro de eleição.Sobre a nulidade, somente será feita pelo juiz se tiver 3 requisitos: contrato de adesão, uma das partes ser hipossuficiente e esse hipossuficiente tiver sua defesa dificultada.

3
Dislike0
User badge image

Alexander JR

Espero ter ajudado! 

2
Dislike0
User badge image

Ingridy Helem

Ajudou muito!! Obg
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais