Logo Passei Direto
Buscar

 Puérpera, acabou de dar à luz uma criança do sexo masculino por via vaginal sem episiotomia.

Ainda na sala de parto, o enfermeiro obstétrico que recepciona o recém-nascido (RN) deve realizar a assistência imediata ao RN. Considerando essa temática, avalie as afirmativas a seguir.

1. O boletim de Apgar é uma ferramenta que auxilia na identificação da vitalidade fetal e avalia a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina. Geralmente, é aplicado no primeiro e quinto minuto de vida.

Il. Nas situações em que o RN se apresenta com boa vitalidade, é recomendado o clampeamento tardio do cordão umbilical.

III. A aspiração das vias aéreas superiores deve ser realizada em todos os nascimentos, iniciando-se pela nasofaringe e, na sequência, orofaringe. Essa conduta previne a pneumonia aspirativa.

IV. Na ausência de complicações maternas ou neonatais, o contato pele a pele entre a mãe e o RN a termo e saudável e a amamentação na primeira hora de nascimento devem ser garantidas.

É correto o que se afirma em:

A) le lI.

B) II e III.

C) III e IV.

D) 1, Il e III.

E) 1,I e IV.

User badge image
sther.michele

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. O boletim de Apgar é uma ferramenta que auxilia na identificação da vitalidade fetal e avalia a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina. Geralmente, é aplicado no primeiro e quinto minuto de vida. — Correto. II. Nas situações em que o RN se apresenta com boa vitalidade, é recomendado o clampeamento tardio do cordão umbilical. — Correto, o clampeamento tardio é recomendado para recém-nascidos com boa vitalidade. III. A aspiração das vias aéreas superiores deve ser realizada em todos os nascimentos, iniciando-se pela nasofaringe e, na sequência, orofaringe. Essa conduta previne a pneumonia aspirativa. — Incorreto, a aspiração não é recomendada rotineiramente em todos os nascimentos, apenas quando há obstrução ou risco. IV. Na ausência de complicações maternas ou neonatais, o contato pele a pele entre a mãe e o RN a termo e saudável e a amamentação na primeira hora de nascimento devem ser garantidas. — Correto. Portanto, os itens corretos são I, II e IV. Alternativa correta: E) I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina