Logo Passei Direto
Buscar
A educação bilíngue de surdos é uma proposta de ensino usada por escolas regulares e inclusivas que busca ofertar acessibilidade à criança surda às duas línguas no contexto escolar. Essa proposta é a mais adequada para o ensino das crianças surdas, já que a língua de sinais é vista como a primeira língua do surdo, que dá suporte e viabilidade para o aprendizado e para o conhecimento de mundo da pessoa surda. Com relação ao Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei de oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Lei 10.436/2002), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( F ) O conceito de educação bilíngue traz como fundamento a diferença sociocultural e linguística do surdo.
( F ) Essa proposta difere das filosofias educacionais “oralismo” e “comunicação total”, e da concepção clínico-patológica de surdez e de surdos.
( F ) São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo (BRASIL, 2005).
( ) Escolas e classes de educação bilíngue, abertas somente a alunos surdos, com professores bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
A) F - F - F - V.
B) F - F - V - V.
C) V - V - F - F.
D) V - V - V - F.
User badge image
Praticando Para o Saber

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada sentença com base no Decreto nº 5.626/2005 e na proposta de educação bilíngue para surdos: ( ) O conceito de educação bilíngue traz como fundamento a diferença sociocultural e linguística do surdo. — Essa afirmação é verdadeira (V), pois a educação bilíngue reconhece a surdez como uma diferença sociocultural e linguística, não como deficiência. ( ) Essa proposta difere das filosofias educacionais “oralismo” e “comunicação total”, e da concepção clínico-patológica de surdez e de surdos. — Verdadeira (V), pois a educação bilíngue se distancia dessas abordagens que tentam "corrigir" a surdez, valorizando a Libras como primeira língua. ( ) São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo (BRASIL, 2005). — Verdadeira (V), essa é a definição oficial de escolas bilíngues para surdos. ( ) Escolas e classes de educação bilíngue, abertas somente a alunos surdos, com professores bilíngues, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. — Falsa (F), pois o decreto não limita a educação bilíngue apenas a alunos surdos, nem necessariamente apenas a essas etapas. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - F. A alternativa correta é a letra D) V - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Quadros e Karnoop (2004), os parâmetros são: configuração de mão, é definida como a forma assumida pela mão durante a articulação de um sinal, ponto de articulação, o lugar do corpo onde o sinal será realizado. O parâmetro movimento demonstra o deslocamento da mão durante a execução do sinal, possuindo diferentes formas e direções. O parâmetro orientação vem ser a direção que a palma da mão indica na realização do sinal. Os componentes não manuais, ou seja, as expressões faciais e corporais, distinguem significados entre sinais. Podem indicar afirmação, negação, interrogação e exclamação. Nos estudos sobre a Libras, Quadros e Karnopp (2004) apresentam cinco parâmetros fonológicos para análise da formação de sinais, pois os fonemas são unidades mínimas que formam os sinais, determinam os padrões possíveis para combinação entre essas unidades, as possibilidades de variação em situações fonológicas específicas e não têm significado sozinhos. Sobre estes parâmetros fonológicos em Libras, analise as sentenças seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Componentes não manuais: direção que a palma da mão indica na realização do sinal. F
II- Parâmetro movimento: demonstra o deslocamento da mão durante a execução do sinal. V
III- Configuração de mão: forma assumida pela mão durante a articulação de um sinal. V
IV- Ponto de articulação: expressões faciais e corporais, distinguem significados entre sinais. F
V- Parâmetro orientação: lugar do corpo em que o sinal será realizado. F
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença V está correta.
C) As sentenças I e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.

De acordo com Quadros e Karnoop (2004), os parâmetros são: configuração de mão, é definida como a forma assumida pela mão durante a articulação de um sinal, ponto de articulação, o lugar do corpo onde o sinal será realizado. O parâmetro movimento demonstra o deslocamento da mão durante a execução do sinal, possuindo diferentes formas e direções. O parâmetro orientação vem ser a direção que a palma da mão indica na realização do sinal. Os componentes não manuais, ou seja, as expressões faciais e corporais, distinguem significados entre sinais. Podem indicar afirmação, negação, interrogação e exclamação. Os fonemas são unidades mínimas que formam os sinais, determinam os padrões possíveis para combinação entre essas unidades, as possibilidades de variação em situações fonológicas específicas e não têm significado sozinhos. Na Libras, estes fonemas são apresentados por Quadros e Karnopp (2004) através de cinco parâmetros. Sobre esses parâmetros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Componentes não manuais. - componentes não manuais, ou seja, as expressões faciais e corporais, distinguem significados entre sinais. Podem indicar afirmação, negação, interrogação e exclamação
II- Parâmetro movimento. - Parâmetro movimento: demonstra o deslocamento da mão durante a execução do sinal. V
III- Configuração de mão. - forma assumida pela mão durante a articulação de um sinal. V
IV- Parâmetro orientação. - parâmetro orientação vem ser a direção que a palma da mão indica na realização do sinal
V- Ponto de articulação. - ponto de articulação, o lugar do corpo onde o sinal será realizado
A) I - IV - III - V - II.
B) II - V - III - IV - I.
C) I - V - III - IV - II.
D) II - III - V - IV - I.

A concepção da linguagem como instrumento de comunicação é concebida como um meio de comunicação, em que a língua é vista como um código, constituído de um conjunto de signos que se combinam de acordo com regras gramaticais da língua.
Com relação a esta concepção, assinale a alternativa INCORRETA:
A As variedades padrão são desconsideradas relevantes para a comunicação.
B Não leva em conta o contexto social na transmissão da mensagem de um emissor a um receptor.
C O emissor tem em mente uma mensagem, um código a ser transmitido para o receptor.
D Um emissor e um receptor devem dominar o código para que aconteça uma comunicação eficaz.

Mais conteúdos dessa disciplina