Logo Passei Direto
Buscar

SUS

Outros
A Política Nacional de Atenção Básica é a principal orientadora da Atenção Primária à Saúde no SUS. Com base na Portaria nº 2.436/2017, é correto afirmar que:
Com base na Portaria nº 2.436/2017, é correto afirmar que:
A) a gestão estadual deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais seja realizada preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS.
B) a infraestrutura de uma UBS deve estar adequada ao definido pelo gerente da Atenção Básica, bem como aos processos de trabalho das equipes e à atenção à saúde dos usuários.
C) o acolhimento de uma UBS refere-se ao espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde.
D) a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
E) caberá a cada gestor estadual realizar análise de demanda do território e ofertas das UBS para mensurar sua capacidade resolutiva, adotando as medidas necessárias para ampliar o acesso, a qualidade e resolutividade das equipes e serviços de sua UBS.
User badge image
Desafios para Aprender

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas com base na Portaria nº 2.436/2017, que regulamenta a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB): A) A gestão estadual deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais seja realizada preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS). — Correto. A gestão estadual tem papel importante na organização do fluxo e referência na RAS. B) A infraestrutura de uma UBS deve estar adequada ao definido pelo gerente da Atenção Básica, bem como aos processos de trabalho das equipes e à atenção à saúde dos usuários. — Incorreto. A infraestrutura deve seguir normas técnicas e padrões estabelecidos, não apenas a definição do gerente. C) O acolhimento de uma UBS refere-se ao espaço físico (arquitetônico), entendido como lugar social, profissional e de relações interpessoais, que deve proporcionar uma atenção acolhedora e humana para as pessoas, além de um ambiente saudável para o trabalho dos profissionais de saúde. — Incorreto. O acolhimento é um processo de atenção, não apenas o espaço físico. D) A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). — Correto. A PNAB é fruto da construção histórica do SUS. E) Caberá a cada gestor estadual realizar análise de demanda do território e ofertas das UBS para mensurar sua capacidade resolutiva, adotando as medidas necessárias para ampliar o acesso, a qualidade e resolutividade das equipes e serviços de sua UBS. — Incorreto. A responsabilidade pela gestão das UBS é municipal, não estadual. Entre as alternativas, a que está correta e mais alinhada com a Portaria nº 2.436/2017 é a alternativa A. Resposta correta: A

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina