Logo Passei Direto
Buscar
A lei complementar federal, que é promulgada sem a sanção expressa, bem como sem qualquer menção à sanção tácita do presidente da república, deve ser considerada:
a. Formalmente constitucional.
b. Materialmente inconstitucional.
C. Constitucional, se a promulgação ocorreu com base em relevância e urgência.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 45 minutos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 45 minutos

Analisando a questão sobre a lei complementar federal promulgada sem sanção expressa e sem menção à sanção tácita do presidente da república: - A Constituição Federal exige que a lei complementar seja sancionada pelo presidente da república. - A ausência de sanção expressa ou tácita implica que a lei não cumpriu o requisito formal para sua validade. - Portanto, a lei é formalmente inconstitucional, pois não seguiu o procedimento constitucional adequado. Analisando as alternativas: a) Formalmente constitucional — incorreta, pois faltou o procedimento formal (sanção). b) Materialmente inconstitucional — incorreta, pois o conteúdo da lei pode ser constitucional, o problema é formal. c) Constitucional, se a promulgação ocorreu com base em relevância e urgência — incorreta, pois relevância e urgência não substituem a sanção. Como nenhuma alternativa corresponde exatamente à resposta correta, a mais próxima é: a) Formalmente constitucional — mas isso está incorreto, pois a lei sem sanção não é formalmente constitucional. Por isso, você tem que criar uma nova pergunta, pois as alternativas não contemplam a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em razão das consequências econômicas da pandemia de covid-19, determinado estado-membro promulgou lei ordinária com seguinte teor: "Ficam as instituições de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e superior da rede privada do estado obrigadas a conceder diferimento em suas mensalidades em percentual mínimo de 30% (trinta por cento), enquanto durarem as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19".
A partir dessa premissa, julgue item que se segue, considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e as disposições da Constituição da República sobre a matéria. Com relação ao exposto, informe a alternativa correta:
a. A lei impugnada padece de inconstitucionalidade material ao estabelecer descontos lineares a todos os consumidores dos serviços educacionais, impedindo que as partes disponham livremente sobre outras formas de repactuação dos contratos e contrariando princípio constitucional da livre-iniciativa.
b. A lei impugnada padece de inconstitucionalidade formal ao estabelecer descontos lineares a todos os consumidores dos serviços educacionais, impedindo que as partes disponham livremente sobre outras formas de repactuação dos contratos e contrariando princípio constitucional da livre-iniciativa.
C. A lei impugnada não pode ser submetida ao controle de constitucionalidade, pois para tanto será preciso realizar juízo de legalidade do regulamento, que não é permitido nessa seara.
d. A lei impugnada pode ser submetida ao controle concentrado de constitucionalidade, mas apenas no que diz respeito às instituições de ensino da Educação Infantil.
e. A lei deve ser impugnada, pois para tratar de tal assunto seria correta a aprovação de uma lei complementar.

Mais conteúdos dessa disciplina