Logo Passei Direto
Buscar
A atividade de leitura é algo bem mais complexo do que se costuma pensar tradicionalmente. Para além da decodificação do código linguístico, a leitura está relacionada a uma série de processos de interação entre o leitor e o texto. Estes processos envolvem elementos como conhecimento linguístico, conhecimento de mundo, estabelecimento de objetivos, busca por coerência, elaboração de hipóteses, entre outros.
Sendo assim, ao pensarmos no leitor competente, assinale a alternativa CORRETA:
A É aquele que tem o melhor domínio da norma padrão, conseguindo por meio deste domínio analisar a validade de cada afirmação.
B O leitor competente é aquele que lê mais textos, possuindo um repertório vasto de leituras.
C O leitor competente é aquele que elabora as hipóteses mais corretas ao explorar o texto, ao contrário do leitor que vê suas hipóteses caírem por terra ao testá-las.
D É aquele que consegue entender o que está subentendido, consegue relacionar o que está lendo ao seu conhecimento de mundo, bem como com os textos que já leu anteriormente.
User badge image
Matematicamente

há 3 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 horas

Analisando as alternativas: A) Focar apenas no domínio da norma padrão não garante competência na leitura, pois a leitura envolve mais do que isso. B) Ler muitos textos ajuda, mas não é suficiente para ser um leitor competente, pois a compreensão e interação com o texto são essenciais. C) Elaborar hipóteses corretas é importante, mas o leitor competente também aprende quando suas hipóteses são testadas e ajustadas. D) Esta alternativa destaca a capacidade de entender o que está subentendido, relacionar o texto ao conhecimento de mundo e a leituras anteriores, o que é fundamental para a competência leitora. Portanto, a alternativa correta é: D) É aquele que consegue entender o que está subentendido, consegue relacionar o que está lendo ao seu conhecimento de mundo, bem como com os textos que já leu anteriormente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A sala de aula é um dos principais centros de debate acerca da revitalização dos processos de leitura. Nela apresentam-se textos, ou fragmentos deles, aos educandos para que se desenvolva neles o modelo de leitor proficiente. Em sala de aula, propõe-se que os textos sejam abordados segundo três critérios: afetividade, argumentação e simbolismo. A partir dessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A afetividade busca estabelecer uma aproximação mais fácil entre leitor e texto, entretanto apenas esse critério não é bastante, pois um livro de autoajuda pode propiciar afetividade, mas não formar um leitor proficiente. ( ) O processo de argumentação refere-se às questões que podem ser levantadas e respondidas acerca do texto, suscitando no aluno a necessidade de buscá-las. ( ) O simbolismo concerne ao capital simbólico, ou seja, ao conjunto de conhecimentos ou repertório que cada aluno possui ao confrontar o texto. Deriva provavelmente da noção do sociólogo francês Pierre Bourdieu, segundo o qual a riqueza de um país não restringe-se a bens econômicos. Nesse sentido, um país com cidadãos elevados culturalmente, de leitores proficientes, é um país rico do ponto de vista simbólico. ( ) A afetividade, a argumentação e o simbolismo, em conjunto, atingem a perfeição da prática da leitura em sala de aula, não havendo necessidade de novas teorizações com o passar do tempo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) V - F - F - V. B) F - V - F - V. C) V - V - V - F. D) F - F - V - F.

Existe uma correlação estreita entre mediação e leitura. Assim, enquanto a leitura pode assumir ares mais introspectivos, imaginativos e de reflexão individual, ela é posta no terreno da história por meio de agentes mediadores que contextualizam o processo de leitura, por isso geralmente associamos os significados dos textos que lemos àquelas pessoas que mediaram nossa leitura, como: pais, professores, amigos, instituições etc. Considerando as informações, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Leitura.
II- Mediação.
( ) "Significa fixar entre duas partes um ponto de referência comum, mas equidistante, que a uma e a outra faculte o estabelecimento de algum tipo de inter-relação" (DANTAS, 2008, p. 4 apud JUNIOR; GARCIA, 2020, p. 32).
( ) "Relaciona-se com a comunicação e se caracteriza como um processo de intersubjetividades, resultante da negociação e da disputa de sentidos, que permite aos sujeitos ultrapassar e interpenetrar esses sentidos e gerar novas significações" (GOMES, 2010, p. 88 apud JUNIOR; GARCIA, 2020, p. 33).
( ) "É vista como uma atividade dialógica, um processo de interação que se realiza entre o leitor e o autor, mediado pelo texto, estando todos os elementos envolvidos situados em um determinado momento histórico-social" (CAMPOS, 2008, p. 58 apud JUNIOR; GARCIA, 2020, p. 30).
( ) "Não é um ato solitário; é interação verbal entre indivíduos, e indivíduos socialmente determinados: o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros; o autor, seu universo, seu lugar na estrutura social, suas relações com o mundo e com os outros" (SOARES, 2000, p. 18 apud JUNIOR; GARCIA, 2020, p. 29).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - I - II - I.
B II - II - I - I.
C II - I - I - II.
D I - II - II - II.

É muito comum encontrarmos em campanhas publicitárias de conscientização sobre a importância da leitura o chavão 'leia um livro'. Também é comum ouvirmos esse conselho circular entre as pessoas, no cotidiano, como uma forma de acesso à cultura, como uma forma de adquirir conhecimento. O conselho é, sem dúvida, louvável. Não podemos negar a importância que a leitura tem na emancipação social. Todavia é importante entendermos que a leitura mecanizada e dissociada de sua função social não possibilita que tais objetivos sejam alcançados. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Cabe ao professor/mediador apresentar aos alunos textos que apresentem um caráter pragmático como notícias, artigos científicos e textos técnicos. Os textos literários, ou com função lúdica, devem ser reservados para os momentos de lazer.
b) A leitura deve ter objetivos definidos conforme o espaço social em que ela acontece. No caso da escola, lugar de preparação para o mercado de trabalho, a leitura deve ter caráter tecnicista.
c) O ato de ler mecanizado não promove acesso a outras formas de cultura e de conhecimento.
d) A leitura com caráter mecanicista, voltada para o desenvolvimento de proficiência, se aproxima da leitura como fator de emancipação social.

Faz parte do senso comum entender a escrita como uma transcrição da fala, isto é, a escrita nada mais seria do que o registro do que falamos colocado na forma de sinais gráficos. Sobre este pensamento, assinale a alternativa CORRETA:
a) Não está certo, nem errado, mas devemos nos valer dos textos que utilizam a norma culta padrão para falarmos o mais correto possível.
b) Está correto, devemos escrever tendo como objetivo igualar o texto ao nosso modo de falar.
c) Está incorreto, e uma prova disso é que a própria língua não é homogênea.
d) Está correto, na escrita, apenas eliminamos as marcas de oralidade presentes na fala.

A leitura, quanto mais rica, pressupõe um repertório de textos variados já lidos. Assim, ao ler o texto atual, o indivíduo o faz em meio ao mundo de leituras que já possui, isto é, através da intertextualidade. Por isso, o semiólogo Roland Barthes diz que a leitura trata da 'morte do autor', pois o leitor põe no texto sua condição sociocultural atual, por vezes dando novos sentidos a ele, 'matando', por assim dizer, a intenção do autor. A partir dessa constatação, assinale a alternativa CORRETA:
a) Roland Barthes e Julia Kristeva foram teóricos que entenderam a intertextualidade como responsável pela morte do autor, assim, ao ler, o leitor destrói o universo previsto pelo autor.
b) A leitura é intertextual porque põe o texto em contato com outros textos e também com elementos do universo fora do texto, presentes inclusive no momento atual da leitura.
c) A intertextualidade existe porque os textos sempre se referem a outros textos, não importando o contexto social do leitor.
d) A intertextualidade dificulta o processo de leitura, pois requer elevado nível cultural do leitor.

Atualmente há uma onda muito forte, no mercado editorial, que é a publicação de livros de youtubers. Pessoas que têm canais com muitos seguidores, geralmente voltados para o público jovem, lançam livros que estendem para a mídia física os assuntos tratados nos seus canais. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Tais obras não têm o poder de substituir o texto literário, visto que este tem características distintas, como a presença de menos linearidade, deixando mais lacunas para o leitor preencher.
b) Devido à falta de conteúdo destas obras, cabe aos pais ficarem atentos para o caso de os filhos estarem consumindo este tipo de obra.
c) Os livros escritos por youtubers são mais indicados para serem trabalhados em sala de aula, pois os textos literários geralmente são escritos em outros contextos históricos, fato que os torna inacessíveis aos alunos.
d) Os livros de youtubers, diferentemente de outros tipos de textos, não exigem um processo interativo de leitura.

Mais conteúdos dessa disciplina