Logo Passei Direto
Buscar
A escola é um ambiente privilegiado para a aprendizagem de práticas de letramento no que se refere à escrita e à leitura.
Quando pensamos na produção de textos em um contexto de letramento, qual a concepção de linguagem ideal?
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

A concepção de linguagem ideal no contexto de letramento considera a linguagem como prática social, ou seja, ela é vista como um instrumento de comunicação e interação que varia conforme o contexto, o propósito e o público. Na produção de textos, isso significa que a linguagem deve ser funcional, adequada à situação comunicativa e capaz de atender às necessidades reais dos leitores e escritores, valorizando a diversidade de gêneros textuais e as diferentes formas de expressão. Assim, a escola deve promover o uso da linguagem de forma crítica, reflexiva e significativa, integrando leitura e escrita em contextos autênticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma professora da Educação infantil escolheu 20 palavras para serem colocadas na parede da sala de atividades a fim das crianças aprenderem sua escrita já aos 5 anos de idade.
Por que o ditado dessas palavras não pode ser considerado uma atividade de letramento? Marque a resposta correta.
Porque deixar as palavras expostas na parede não ajuda às crianças a compreenderem o sistema da escrita, pois elas precisam treinar a cópia em cadernos e serem avaliadas pela professora.
Porque a prática de letramento requer uma habilidade com a escrita dentro da função social que ela apresenta atualmente e, neste caso, as palavras estão fora de qualquer contexto que possa trabalhar seus significados.
Porque as crianças são muito novas para aprenderem a escrever convencionalmente as palavras expostas. Precisariam treinar muitas vezes as palavras em cópias antes de fazerem o ditado.
Porque aos 5 anos de idade uma criança precisa estar alfabetizada plenamente antes de iniciar a sua prática/compreensão da função social que a escrita apresenta.
Porque as palavras faziam parte de uma seleção aleatória que tinha sido selecionada pela professora por apresentarem dificuldades ortográficas, esperando que as crianças copiassem pelo menos 5 palavras das 20, 5 vezes em seus cadernos.

Mais conteúdos dessa disciplina