Buscar

Artigo 5° do CF

Gente, quais são os pontos convergentes do artigo 5° com as noções de direito e garantias fundamentais do homem na sociedade brasileira??

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Basicamente se você pegar a Declaração dos Direitos do Homem (1948), e uma série de diversos tratados como o Pacto de San José da Costa Rica, verá que a constituição absorveu, e absorve diversas formas de direitos e garantias fundamentais.

O art. 5º, §1º afirmando a aplicabilidade imediata de normas relativas a direitos fundamentais e o art. 5º, §3º, que diz a respeito dos tratados firmados pela República Federativa do Brasil e posteriormente votados pelas casas legislativas são as diretrizes para pesquisa: há a discussão se normas derivadas de tratados possuiriam status de norma constitucional, ou de lei ordinária. Basicamente o que ficou decidido é que apenas se cumprir esse requisito do art. 5º, §3º, poderiam ser considerados os tratados de Direitos Humanos como norma equivalente à contitucional, acima das leis ordinárias federais, tal como é considerado o Pacto de San José da Costa Rica.

Basicamente o art. 5º incorporou boa parte dos tratados internacionais a respeito de Direitos humanos, tratando, por exemplo, da tortura, do genocídio e terrorismo como insuscetíveis de graça, anistia e inafiançáveis. A dissertação do art. 5º por si é consonante com a Declaração de Direitos Humanos principalmente no que tange aos direitos individuais e perante o Estado. (ex: art. X da declaração c/c art. 5º, XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção), já por outro lado há dissonâncias quanto à liberdade de expressão (Artigo XIX c/c art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

Este artigo disserta sobre o tema:
http://www.escoladegoverno.org.br/artigos/115-direitos-humanos-declaracao-1948

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Filme o poder e a Lei e suas argumentações.

Linguagem e Comunicação Jurídica

PUC-GOIÁS

User badge image

Thais Honorato

Materiais relacionados