Buscar

Quais as contribuições de Louis Pasteur para a Microbiologia?

💡 3 Respostas

User badge image

Priscilla Nascimento

Olá!

Sei que, com uma série de engenhosos e persuasivos experimentos, Pasteur demonstrou que os microrganismos estavem presentes no ar e podiam contaminar soluções estéries.
Pasteur descobriu como funcionava a vacinação.

Nesse link, resume bem:

Pasteur trouxe muitas contribuições não só para a Microbiologia, mas também para a Medicina e outras áreas, especialmente quando se trata de esterilização e assepsia, fatores que contribuíram para que ele fosse homenageado com um quadro na Academia de Medicina Francesa. No ano de 1880, Pasteur começou a estudar sobre a raiva, onde ao longo dos seus estudos, criou uma vacina antirrábica e conseguiu autorização para aplica-lá em uma criança considerada “incurável”, após 12 aplicações, Pasteur conseguiu curar a criança e com isso foi fundado o Instituto Pasteur, um dos mais importantes centros mundiais de pesquisa. Pasteur conseguiu muitos outros êxitos na microbiologia e na medicina. Entre os principais, destaca-se o desenvolvimento de vacinas contra doenças como cólera aviária e raiva. Esses avanços médicos e veterinários permitiram ampliar e enraizar o conceito de teoria microbiana, onde posteriormente ajudou outros cientistas como Robert Koch nos seus postulados.

Leia mais em: http://ciencia.me/cHQEw

2
Dislike0
User badge image

Einstein Souza

O cara era um francês filho de tratadores de couro. Nasceu em 1822 e se formou em química. Estudou a fundo os processos de fermentação em várias substâncias e assim, veio a rejeição da abiogênese, onde usou o experimento do caldo de carne (nojento), demonstrando que a vida não surgia dentro do frasco mas, vinha de microrganismos existentes no ar. Pasteur trouxe várias contribuições não só para a Microbio, mas também para a Medicina dentre outras áreas, particularmente quando se refere a esterilização e assepsia, essas descobertas contribuíram para que ele fosse homenageado com um quadro na Academia de Medicina Francesa. Em 1880, Pasteur começou um estudo sobre a raiva, onde desenvolveu uma vacina antirrábica e ainda conseguiu autorização para experimentar sua descoberta em uma criança considerada “incurável”. Após 12 aplicações, Pasteur conseguiu curar a criança e com isso foi fundado o Instituto Pasteur, um importante centro mundial de pesquisa. O cara conseguiu outros êxitos na microbiologia e na medicina. Entre eles, posso destacar o desenvolvimento de vacinas patologias como cólera aviária e raiva. Esses avanços médicos e veterinários permitiram ampliar e arraigar o conceito das teorias microbianas que, obviamente, ajudou outros cientistas em seus postulados.

2
Dislike0
User badge image

Italo santos

Louis Pasteur contribuiu muito com o avanço da Microbiologia, pois, se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria microbiana da fermentação, Pasteur explicou o porquê acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação, ele descobriu a presença de diversos micróbios, denominados leveduras, que utilizavam o açúcar presente nas frutas e os convertiam em álcool na ausência de oxigênio. Já na presença do oxigênio o azedamento das bebidas se dá pela presença de micróbios diferentes, que transformam o álcool em ácido acético, vulgarmente conhecido como vinagre. Como forma de solucionar este problema que afligia os comerciantes e produtores de vinhos; Pasteur aqueceu essas bebidas o tempo suficiente para matar esses micróbios, que ocasionavam o problema e este processo recebeu o nome de seu criador Pasteurização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais