Buscar

Qual a diferença entre Marca e Patente?

qual a diferença entre marca e patente

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Freitas

São inumeras, a começar pela especies de privilegios e seu grau de proteção no espaço. A marca  é uma concessão que o estado brasileiro dá por  dez anos para a proteção de um signo distintivo, cuja a principal caracteristica e a renovação por sucessivos periodos de dez anos de forma  infinita.

A propria definição de marca , também ajua na distinção entre as especies. A marca, segundo a LPI 9279/96 dita que é todo o signo distintivo aposto à um produto ou serviço. Significa dizer que a marca é como uma identidade de alguem(pessoa fisica ou juridica) ou de alguma coisa(produto já manufaturado), que se reveste de um conjunto grafo-fonetico capaz de lhe individualizar no mercado consumidor. Claro que esta é uma definição a grosso modo, por assim dizer, sendo mais didatica, pois não comentamos as particularidades da marca para assim da uma melhor resposta.

 

Já a patente, pelo menos para ser reconhecida como patente, deve atender tres requisitos: ser inedita, ter ato inventivo e ser capaz de ser reproduzida industrialmente. a patente tem temporalidade propria, ou seja: PI privilegio de invenção(algo inedito) tem duração de 20 anos a aprtir de sua concessão; a MU modelo de utilidade(modificação funcional) - de  15 anos e DI desenho industrial - 10 anos iniciais, podendo ser renovada por mais um periodo de 5 anos, por tres vezes.

Soi isso ja seria capaz de criar distinção entre as especies, mas para uma resposta mais completa de  patente, seria um aparato revestido de novidade e ato inventivo, capaz de ser reproduzido industrialmente, e que traz em seu bojo, modificação tecnologica inedita. 

2
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Patente é um título, um certificado de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

Já marca pode ser considerada como um registro de signos, nomes, expressões e sinais distintivos visando distinção no mercado. 

1
Dislike0
User badge image

Jonatha Chagas

Patente é o registro de uma invenção, um produto, um sistema, etc. No Brasil é feito no INPI (Instituto Nacional de Patente Industrial), somente o detentor da patente pode autorizar a produção e/ou venda do produto que registrou no INPI. Marca é um nome fantasia que se dá a um produto, por exemplo: Tênis Nike, tênis é um produto e Nike é uma marca que só pode ser usada por quem a registrou, ou seja outras empresas não podem chamar o tênis que fabricam de Nike. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes