Buscar

A membrana plasmática apresenta caracteristicamente uma constituição tridimensional, onde observamos como biomoléculas representativas de sua organiza

Respostas

User badge image

Estudante PD

A estrutura da membrana plasmática

A espessura da membrana plasmática é da ordem de 75Å e, por isso, só pode ser observada com o auxílio da microscopia eletrônica, onde aparece como duas linhas escuras separadas por uma linha central clara. Tal estrutura trilaminar também é comum às outras membranas encontradas na célula, sendo assim denominada unidade de membrana.

A membrana plasmática é tipicamente lipoprotéica, mas, além de lipídios e proteínas, também apresenta hidratos de carbono. Os lipídios mais comuns na membrana são os fosfolipídios, esfingolipídios e esteroides; a variedade de proteínas é muito grande.

O modelo teórico atualmente aceito para a estrutura da membrana é o do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson. De acordo com o modelo, a membrana apresenta um mosaico de moléculas proteicas, que se movimentam em uma dupla camada fluida de lípides.

A estrutura da membrana plasmática, segundo o modelo do mosaico fluido. Representação tridimensional mostrando a dupla camada de lipídios e as proteínas globulares. Moléculas de açúcares associam-se a proteínas e lipídios, formando, respectivamente, glicoproteínas e glicolipídios, constituintes do glicocálix, relacionado com o reconhecimento intercelular.

fonte:

http://www.coladaweb.com/biologia/biologia-celular/membrana-plasmatica

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando