Buscar

Qual método, objeto e objetivo do Funcionalismo, Estruturalismo e do Behaviorismo?

💡 1 Resposta

User badge image

Mariana Oliveira

Não seria Funcionalismo, Estruturalismo e Associacionismo?

O Funcionalismo foi criada por James que foi o primeiro a ministrar psicologia nos EUA. O objeto era a consciencia e o método introspecção, se importava em responder "o que fazem os homens" e "por que o fazem". Buscava a compreensão do funcionamento da consciência, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio em que vive.

O Estruturalismo foi a segunda escola e foi criada por Titchener (aluno de Wundt). Embora o Estruturalismo, tal como, o Funcionalismo, estivesse preocupada com a compreensão da consciencia, o Estruturalismo, analisava os estados elementares da consciência, como estruturas do sistema nervoso central. Seu método também era a introspecção e o objeto a consciência.

O Behaviorismo foi fundado por John Watson e se dedica ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, tendo o comportamento como objeto de estudo. Condicionamento Clássico- Pavlov, estímulo e reflexo. O condicionamento acontece quando um estímulo neutro é emparelhado com um reflexo e eventualmente se torna capaz de eliciar resposta reflexas. Condicionamento Operante- Skinner, estímulo e consequência do mesmo. Havendo um estímulo reforçador que pode ser positivo ou negativo, o positivo vai reforçar o comportamento, o que fortalecerá aquele tipo de comportamento, mediado de recompensa, ja o negativo, tende a inibir um comportamento por meio de punição.

 

Espero que ajude, tentei resumir o máximo!

15
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais